O município de Salto do Jacuí apresenta um cenário atual de crise decorrente do excesso de chuvas, que atingiu mais de 800 famílias em Salto do Jacuí conforme dados da Defesa Civil Municipal.
Entre os dias 29 de abril e 4 de maio de 2024, intensificaram-se as chuvas, que atingiram o volume acumulado, no período, de 650 mm, ocasionando o transbordamento dos rios e a consequente enxurrada.
Tanto na cidade quanto no interior, famílias sofrem com perdas e danos causados pelas chuvas intensas. No distrito de Tabajara, após a água invadir e destruir parte da ponte sobre o Rio dos Caixões, duas residências foram levadas pela força das águas e uma terceira casa sofreu graves danos. A localidade chegou a ficar ilhada. Na cidade, uma família também perdeu sua residência que ficou submersa em local conhecido como Domingas. As famílias estão bem abrigadas na casa de familiares.
A Prefeitura está tomando todas as providências para minimizar os efeitos nas famílias afetadas pelas intensas chuvas. Além disso, uma onda de solidariedade surgiu e a comunidade está se unindo para ajudar.
Na foto, a base de onde ficava uma das residências levada pelas águas em Tabajara.