Maio laranja – Ação visa chamar atenção da população para casos de violência contra crianças e adolscentes

Precisamos falar sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, um problema grave que deve ser cada vez mais discutido. De 2017 a 2020, 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no Brasil – uma média de 45 mil por ano. É o que revelou um panorama do UNICEF e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com uma análise de boletins de ocorrência das 27 unidades da Federação divulgado em 2021. Conforme o IBGE, um em cada sete adolescentes brasileiros em idade escolar já sofreu algum tipo de abuso sexual ao longo da vida, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar de 2019.
Hoje (19/05), setores da Administração Municipal de Salto do Jacuí, COMDICA e Conselho Tutelar realizaram uma blitz educativa para chamar atenção de toda a população sobre a importância de prestar atenção a detalhes que possam evidenciar sinais de abuso de vulneráveis e denunciar situações suspeitas ou confirmadas para as autoridades competentes nos canais como o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia e pelo disque 100 de forma anônima.
A Blitz integra as ações do Maio Laranja. Em nosso Município as atividades tiveram início no dia 03 de maio, na Câmara de Vereadores, com um diálogo entre a psicóloga da Equipe Multidisciplinar Josi Mathias, a psicóloga do CRAS, Carine Dallazen, educadores e monitores das Escolas Municipais de Educação Infantil, abordando o tema da Campanha, com ênfase na identificação desses sinais e orientando como proceder em casos de denúncia. Essas ações se estenderam ainda aos professores do Ensino Fundamental e Médio. Outra atividade foi a abordagem da Campanha e distribuição de material informativo em escolas.
Anterior ESF Harmonia-Hoje tem atendimento noturno