Luta contra Dengue – Agentes iniciam LIRAa

As agentes de combate a Dengue e Endemias, da Vigilância Ambiental estão realizando o LIRAa em Salto do Jacuí. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti consiste em um método para obtenção rápida de indicadores e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O Levantamento iniciou hoje (25/04) no bairro Portão. O programa prevê vistorias e coletas em 20 quarteirões, de cada bairro, sorteados de maneira aleatória pelo programa. As agentes irão visitar um total de 238 domicílios no município até a próxima sexta-feira se não chover. A pesquisa mapeia os locais com índices de infestação do mosquito e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de surto das arboviroses transmitidas pelo Aedes.
As ações estão sendo executadas pelas agentes Kelli Lima, Ana Paula Martins e Sônia Jovanovichs Pereira. Elas destacam que atitudes para o controle e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti devem ser mantidas sempre. O alerta é para que a população redobre os cuidados diários em seus pátios, eliminando tudo que possa acumular água como pneus, tampas e garrafas pets e mantendo higienizados bebedores dos animais, cisternas, pratos de plantas, ralos e piscinas.
Em 2021, Salto do Jacuí obteve o índice 1,3 considerado de risco médio para infestação do Aedes. De acordo com o índice o município pode ser classificado de baixo, médio ou alto risco.
Atenção:
A dengue não é contagiosa. Mas se o mosquito Aedes aegypti picar alguém com dengue, o vírus irá se multiplicar em seu organismo e, quando ele picar uma pessoa sadia, a doença será transmitida. A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos.
Anterior A Defesa Civil do RS comunica: