- Texto: Samanta Peres
- [email protected]
No dia 20 de Maio, o Prefeito Municipal de Salto do Jacuí, Altenir Rodrigues da Silva (idealizador do evento), esteve a frente do Seminário que debateu o aproveitamento dos lagos das usinas para produção de peixes nas barragens.
Produzir peixe em tanques-rede nos lagos das usinas hidroelétricas é a mais nova fonte de renda para empresários e municípios. Este novo ramo da economia foi tema do primeiro Seminário Aquicultura em Águas Públicas promovido pela Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) em parceria com a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura e com a Universidade de Passo Fundo (RS).
As discussões técnicas, apresentações de experiências em lagos de todo o país e as perspectivas para a produção de pescados foram acompanhadas por mais de 180 participantes. O início desta revolução produtiva para os lagos já conta com grande público interessado, mas esta atividade econômica necessita de marcos legais mais atualizados para que o setor possa se desenvolver de maneira mais uniforme em todo o país.
Na mesa de honra do seminário, representando o Governador José Ivo Sartori, o Sr. Ibere Mesquita Orsi, secretário adjunto da SDR/RS, o Deputado federal de SC Valdir Colato, o Vice Reitor da UPF Leonardo José Gil Barcellos, Altenir Rodrigues da Silva, prefeito de Salto do Jacuí, RS e Francisco Sidnei Guerra do MAPA. O evento contou com a participação de um público diversificado, essencialmente gaúchos e catarinenses. Executivos de empresas, gestores municipais, professores, pesquisadores, profissionais de setores afins e representantes dos governos estaduais e federal debateram as mais variadas experiências na produção de pescados.
O Prefeito Saltojacuiense, vem desenvolvendo projetos e liderando iniciativas como essa, na tentativa de Liberação das águas da Barragem Maia Filho e do Passo Real para cultivo de peixes em tanque rede no Município.
Na oportunidade o gestor solicitou o desenvolvimento da atividade a CEEE e a SDR.
A partir deste Seminário Aquicultura em Águas Públicas, os empresários, prefeitos e os representantes dos poderes estaduais e Federal contam com um importante marco histórico de defesa do desenvolvimento da produção de pescados em tanques-rede.
Chegou a hora de aproveitar os lagos de forma mais eficaz e sustentável.
Depois da usina, a pesca.