Lavouras de soja em pauta

O Secretário Municipal de Agricultura, Júlio Bender, participou de reunião com técnicos da Emater, Cotriel e IBGE para realizar um levantamento dos dados das atividades locais. O foco inicial desse levantamento foi a área plantada e as condições atuais das culturas de verão em Salto do Jacuí.

De acordo com os dados apresentados, cerca de 185 hectares de fumo já estão praticamente colhidos e estão sendo comercializados a uma média de R$ 300,00 por arroba. Para o secretário, o preço favorece uma tendência de aumento no planejamento para a próxima safra, sinalizando oportunidades para os agricultores locais.

A cultura de soja abrange aproximadamente 22 mil hectares em Salto do Jacuí. Desse total, 2.500 hectares são de irrigação e receberam duas safras de verão consecutivas, primeiro milho e depois soja.

Ambas as culturas foram impactadas pelo excesso de chuvas, o milho irrigado sofreu uma quebra durante a floração e a soja enfrentou problemas no plantio, levando até mesmo ao replantio em algumas áreas.

De acordo com Bender, além disso, a soja agora enfrenta uma grande incidência de ferrugem, exigindo tratamentos adicionais por parte dos agricultores. Em algumas áreas já começaram a colheita da soja, que deve se intensificar nos próximos dias.

O setor agrícola é especialmente preocupado em relação à próxima safra de inverno, explica o secretário, especialmente devido aos desafios enfrentados na safra passada. O trigo foi particularmente afetado pela produtividade reduzida devido às chuvas, juntamente com preços desfavoráveis. Além disso, a aveia, uma cultura tradicional em Salto do Jacuí, enfrentará dificuldades devido ao alto preço das sementes e à sua escassez.

A próxima reunião está agendada para o mês de maio, onde será realizada uma análise detalhada da produtividade da soja.

Anterior Pico de calor deve ser na quinta