Há alguns meses o Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva e a Vice-Prefeita, Cleres Revelante, trabalham incessantemente para possibilitar melhorias para o hospital Notre Dame Aderbal Schneider. Foram feitas várias reuniões e tratativas em busca de soluções.
No dia 01 de Julho, Prefeito e Vice, acompanhados do Secretário de Saúde, Eloy Hirsch, estiveram na Secretaria de Saúde do Estado para mais uma reunião, onde dessa vez receberam resposta positiva para a questão financeira do Hospital.
O Município receberá o valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), sendo este um recurso emergencial conquistado junto a Secretaria Estadual de Saúde. É necessário agora que os Vereadores Municipais aprovem a lei do crédito especial, para que então o recurso possa ser utilizado. O Pedido de aprovação já foi protocolado pelo Prefeito e pela Vice, na Câmara de Vereadores.
Apesar dos trinta e dois anos de história do hospital de Salto do Jacuí, até hoje nunca houve contrato de prestação de serviço do hospital com o Estado e Ministério da saúde e nessa oportunidade em que estiveram na Secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Nico, Cleres e Eloy, mostraram a preocupação de encaminhar uma solicitação, visando essa contratualização.
A solicitação dos gestores de Salto do Jacuí, já passou pela Comissão Intergestora Regional da CIR, para que seja possível dessa forma a gestão plena, onde o Hospital passará a receber mais recursos do Estado, podendo acessar novos programas e projetos que venham de encontro ás necessidades do Hospital Municipal. .
Para o Prefeito Nico, momentos como esse mostram que a Administração não está parada, está na busca constante por melhorias: “Durante nossa gestão encontramos muitas dificuldades no caminho, porém em nenhum desses momentos nos omitimos, ou viramos as costas para o problema, estamos sempre ao lado da população tentando solucionar quaisquer que sejam as dificuldades e mesmo que não seja possível realizar tudo na velocidade que gostaríamos, nós vamos sim melhorar Salto do Jacuí”. Enfatizou o Prefeito.