Horta comunitária – Famílias iniciam canteiros e clima é de entusiasmo

Horta comunitária 🥗
Famílias iniciam canteiros e clima é de entusiasmo
Expectativa é de que seja possível iniciar colheita em 30 dias
A Horta Comunitária – Semeando Saúde está tomando novas formas. Os canteiros que começaram a ser feitos na manhã de hoje (05/10) animaram as 21 famílias que através do PAIF- Programa de Atenção Integral à Família integram o grupo de trabalho no Bairro Cruzeiro.
A Horta é um importante projeto realizado pela Secretaria de Trabalho e Ação Social por meio do CRAS. A secretária da Pasta, Terezinha Moraes informou que a expectativa é de que a primeira colheita seja feita em 30 dias. “As famílias aderiram ao projeto e estamos trabalhando unidos. Estamos gratos e entusiasmados com a ação”, disse Terezinha.
A coordenadora do CRAS, Samanta Peres explica que para a realização do trabalho a gestão está fornecendo todo o equipamento e materiais além da orientação técnica do engenheiro agrônomo, Robson Damião dos Santos. Samanta relata que toda a produção será dividida entre as famílias participantes das atividades e, novas famílias poderão ser inseridas na próxima etapa, participando assim de todo o processo desde o cuidar da terra até o plantio. “Quando a colheita for abundante vamos compartilhar com entidades, escolas para que todos receberem os benefícios desse belo trabalho”, disse Samanta.
A integrante do grupo, Marta Martinha, disse que sente a atividade traz o sentimento de vida. “Vamos plantar para colher, não é só por nós é por todos que precisam. Quem puder participe e pedimos a todos que cuidem de nossa horta”, disse Marta
Voluntário
A Horta Comunitária também tem amigo. Nilo Somavilla decidiu apoiar a ação. Com experiência de anos trabalhando com hortas, se juntou ao grupo como voluntário para compartilhar conhecimento e auxiliar nos serviços.
Ações
O engenheiro agrônomo, Robson Damião dos Santos, que trabalha na Secretaria Municipal de Agricultura, diz que nessa etapa 15 canteiros serão construídos. A ideia, segundo Damião, é plantar alface, couve, brócolis, mandioca, batata doce, moranga entre outros para que as pessoas tenham acesso a alimentos diversificados.
Cultivar uma horta comunitária é mais que plantar e colher alimentos. O trabalho realizado cultiva união, apoio, previne a ruptura de laços, promove acesso a direitos. A colheita é a melhoria na qualidade de vida de todos os envolvidos.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior Boletim epidemiológico (04/10/22)

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo