Graxaim é recolhido em residência

Na semana que passou, uma cena inusitada chamou a atenção dos fiscais de meio ambiente da Prefeitura de Salto do Jacuí. Um graxaim-do-campo, com cerca de 90 dias de idade, foi descoberto amarrado em uma coleira no pátio de uma residência na zona rural. Uma intervenção cuidadosa revelou que o animal aparentava bom estado de saúde.
Após a abordagem, o graxaim-do-campo foi recolhido e encaminhado ao Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul onde está sob quarentena e passará por avaliações para determinar sua capacidade de ser reintroduzido em seu habitat natural.
O caso serviu como um alerta do Departamento Municipal de Meio Ambiente, que reiterou a proibição e as consequências legais para quem pratica atos como matar, perseguir, apanhar e manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro. Tais condutas configuram infrações ambientais que acarretam repercussões nas esferas administrativa, civil e penal.
A Diretora do DMMA, Cleonice Fredi, diante desse episódio, chama a comunidade a refletir sobre a importância da proteção e respeito à vida selvagem, destacando a necessidade contínua de medidas educativas e fiscalizatórias para garantir a preservação de nossa biodiversidade.
A foto do graxaim na cerca foi enviada pelo Zoológico hoje, os outros registros foram feitos logo após o resgate na Prefeitura Municipal.
Anterior Organização da Semana dos Povos Indígenas