Governo do Estado homologa Decreto de Situação de Emergência de Salto do Jacuí

Estiagem
Governo do Estado homologa Decreto de Situação de Emergência de Salto do Jacuí
O Decreto Municipal que declara situação de emergência devido a estiagem que assola Salto do Jacuí foi homologado pelo Governador do Estado, Eduardo Leite, na quarta-feira (12/01). O prefeito Ronaldo Moraes explica que agora o documento segue para o Governo Federal para reconhecimento.
O Decreto além de auxiliar os produtores em eventuais renegociações que eles necessitem é um instrumento que habilita o Município a ajudar sua comunidade, ter processos agilizados nesse sentido e buscar auxílio externo tanto do Estado quanto da União.
O prefeito Ronaldo, mais uma vez destaco, que os produtores são pilares da economia. “Estamos ao lado deles para enfrentar essa situação difícil e encontrar maneiras de minimizar os impactos”, disse o prefeito que lembrou ainda que a Administração Municipal está preocupada com as famílias, não só com os prejuízos econômicos, mas também com a situação emocional que estão vivenciando diante da estiagem.
O prefeito Ronaldo Moraes assinou o Decreto Municipal de Situação de Emergência de Estiagem em 29 de dezembro. Na ocasião dados apontavam que os prejuízos causados pela estiagem na agropecuária superavam R$ 80 milhões em Salto do Jacuí. As informações foram apresentadas pela coordenadora municipal da Defesa Civil, Melissa da Rosa, chefe do escritório da Emater, Leandro Carvalho, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Gilmar Tespessel e o técnico agropecuário da Cotriel, Giovane Glat em reunião.
Imprensa/Administração Municipal
Fotos: Emater Salto do Jacuí