Após reunião realizada na sexta-feira, tratando sobre a situação e as dificuldades devido ao agravamento da crise do coronavírus na região, novo encontro foi realizado na sede do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, hoje (15/3) pela manhã.
Na oportunidade, os dirigentes fizeram apresentação e entrega de documentos com as principais demandas em relação ao enfrentamento do vírus.
Para os hospitais de Sobradinho e Segredo foi solicitado montante de 410 mil reais (250 mil), para custeio de pessoal com possíveis novas contratações; para oxigênio 80 mil e para medicamentos e equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também 80 mil reais.
Documento assinado pelos prefeitos de Sobradinho, Armando Mayerhofer e de Segredo, Valdir Rodrigues, para atender indicação da Associação Cultural, Recreativa e Beneficente São Marcos.
O prefeito, Marciano Ravanello e a presidente do Hospital Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, Vilma Teleken, indicaram a necessidade de 350 mil reais para aquisição ou reforma da Usina de Oxigênio, que é extremamente importante na fase atual da pandemia.
Já o prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo de Moraes e secretário de Saúde, Silmar Nogueira Rodrigues, indicaram necessidade de 200 mil reais para custeio/medicamentos e manutenção do hospital, um respirador, bem como uma ambulância UTI para transferências, pois está atendendo cerca de 12 à 14 pacientes – COVID/dia, com necessidade de pedir por empréstimo ambulância de outros municípios.
Quarta-feira (17/3) às 10h, em reunião Extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia, o deputado Brito deve apresentar as prioridades emergenciais para melhor enfrentamento do COVID-19 nos municípios da região.
Brito também aguarda confirmação do senador Heinze para amanhã, a fim tratar do mesmo tema.” Recursos na área da saúde “.