GERAÇÃO DE RENDA E EMPREGO: Quatro Pequenas Centrais Hidrelétricas serão construídas no Rio Jacuí
- No dia 11/11 (quarta-feira), o Prefeito Altenir Rodrigues da Silva, esteve reunido na cidade de Estrela Velha com Prefeitos e lideranças da região, entre eles: Prefeito de Estrela Velha Réges Scapin, Prefeito de Arroio do Tigre Gilberto Rathke, Roberto Zuch represente da Energer do grupo Toniolo/Busnello, o representante da Coprel Argeu Pedrotti, Vereador Claúdio e a Vice- Prefeita, Claudete.
- Na ocasião foram feitas tratativas referente os próximos passos para construção das 4 PCH”s (Pequena Central Hidrelétrica) que estão em fase de planejamento e licenciamento pelos grupos referidos.
- Nos próximos dias, acontecerá uma audiência Pública no Município de Arroio do Tigre com todos os interessados, para sanar dúvidas sobre os projetos das PCH´s.
- PCH (Pequena Central Hidrelétrica) é toda usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja superior a 1 MW e inferior a 30 MW. Além disso, a área do reservatório deve ser inferior a 3 km².
- Uma PCH típica normalmente opera a fio d’água, isto é, o reservatório não permite a regularização do fluxo d´água. Com isso, em ocasiões de estiagem a vazão disponível pode ser menor que a capacidade das turbinas, causando ociosidade.
- Em outras situações, as vazões são maiores que a capacidade de engolimento das máquinas, permitindo a passagem da água pelo vertedor.
- Por esse motivo, o custo da energia elétrica produzida pelas PCHs é maior que o de uma usina hidrelétrica de grande porte (UHE-Usina Hidrelétrica de Energia), onde o reservatório pode ser operado de forma a diminuir a ociosidade ou os desperdícios de água.
- Serão investidos aproximadamente R$300.000.000,00 (trezentos milhões), para construção das quatro usinas que vão gerar emprego e renda nesses Municípios.