Educação para o trânsito será foco de atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro
Em 2023, mais de 400 pessoas perderam a vida em ruas e estradas do RS
Conforme dados divulgados, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas
Nelcimar Amaral, presidente da JARI, está participando hoje (29) do Ato de Instalação da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro. O convite foi feito ao município pelo presidente do CETRAN, Sergio Teixeira.
Na ocasião, relata Nelcimar foi abordada a importância de um trânsito seguro, enfatizando que isso somente será possível com a soma de esforços. “O Presidente falou da importância dos 3E’s no trânsito: 1 Engenharia, 2 Esforço legal e 3 Educação.
Conforme dados divulgados no evento, 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas – que podem envolver desde a desatenção dos condutores até o desrespeito à legislação. Os exemplos são claros, excesso de velocidade, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, o uso de bebidas antes de dirigir ou até mesmo dirigir cansado. 5% dos acidentes são motivados por falha no veículo e 5% ao fator via -problemas que envolvem estradas mal sinalizadas, mal projetadas ou mal conservadas.
A proposta da frente em defesa de trânsito é do deputado Gustavo Victorino e do CETRAN. Nos primeiros três meses de 2023, mais de 400 pessoas perderam a vida em ruas e estradas do estado, conforme o Detran.
A ideia é de que a FP se constitua num fórum de debates para que o Plano Nacional de Redução e Mortes no Trânsito seja alcançado. “O desafio é salvar vidas”, anunciou o deputado Gustavo Victorino, que vai presidir o órgão técnico. Ele destacou que a ALRS, em legislatura passada, realizou esse debate que agora será retomado. “O trânsito no RS, a exemplo do país, precisa aperfeiçoamento e dedicação de todos”, disse, observando que apenas as multas não evitam mortes, “precisamos de educação”, defendeu, antecipando que este será o foco de atuação da Frente Parlamentar.