Formação básica para os novos conselheiros tutelares
Os conselheiros tutelares eleitos em 1º de outubro e suplentes participam hoje (22) e na quinta (23) de formação básica. O evento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) conforme previsão no Edital das eleições. A presença dos novos conselheiros é obrigatória, a participação de no mínimo 75% do evento é requisito para a posse no dia 10 de janeiro de 2024.
Nessa quarta, o palestrante Getúlio Martins Silveira Junior Consultoria aborda a função básica do Conselheiro Tutelar, atualização da legislação, atribuições referentes a lei 8.069 e suas atualizações e o trabalho em rede.
O presidente do COMDICA, Felipe Rosa destaca a importância da formação básica para um trabalho melhor a ser realizado pelos novos conselheiros tutelares na defesa e proteção da criança e do adolescente. “É preciso conhecer, principalmente, o trabalho em rede e saber como ocorre esta engrenagem de trabalhos e ações”, pontuou Felipe.
Além dos conselheiros tutelares eleitos, estão presentes na formação integrantes da rede de proteção: agentes de saúde, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Bem-Estar Social, de Educação e Cultura, e Trabalho e Ação Social, CRAS e NAAB. Durante o evento, serão realizados momentos de fala de representantes de cada órgão e setor.
A formação ocorre no auditório da Escola Municipal Siegfried Heuser.