O secretário de Turismo, Felipe Rosa e a extensionista da Emater, Tânia Treviso estiveram na aldeia dos Mbyá Guarani na manhã de hoje para avaliar a semana de exposição “Conhecer para Reconhecer” e fazer a entrega de artesanatos expostos e os valores arrecadados pelas peças vendidas durante o evento.
A exposição foi avaliada como positiva pelos organizadores, uma vez que cumpriu sua proposta de dar visibilidade a cultura indígena já que as celebrações e visitações às aldeias estão suspensas em função da pandemia.
A exposição foi realizada no hall de entrada da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Lojas Mapa com apresentação de vídeo com fotos e exposição de artesanatos produzidos pelos índios Mbya Guarani da Tekoá Porãn, e kaingang.
O cacique, Luiz Natalício, disse que a parceria foi excelente nesse momento difícil que os indígenas estão vivendo que não podem receber turistas e praticamente não podem sair da aldeia para vender os artesanatos.
Felipe e Tânia também foram agradecer as Lojas Mapa pela disponibilidade do espaço para exposição indígena. Na oportunidade foram recebidos pela empresária, Meraci Pasa que disse que ficou feliz em colaborar, pois foi possível conhecer mais sobre a cultura indígena em nosso Município e valorizá-la. “Temos que valorizar e apoiar a todos, em especial os pequenos, é isso que movimenta o comércio”, disse Meraci.
No encontro o secretário Felipe informou que já está sendo formulada a reestruturação turística do Município para o momento em que for possível retomar as atividades.
Imprensa/Prefeitura Municipal