Exposição indígena “Conhecer para Reconhecer”

Em comemoração ao dia do índio, nesse 19 de abril, ocorreu a abertura da exposição “Conhecer para Reconhecer” no hall de entrada da Prefeitura Municipal, com apresentação de vídeo com fotos e exposição de artesanatos produzidos pelos índios Mbya Guarani da Tekoá Porãn, e kaingang. Na exposição é possível apreciar o olhar dos indígenas sobre eles mesmos, seus costumes e sua história.
A exposição é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mineração, Industria, Comércio, Turismo e Desporto, Emater e comunidades indígenas e foi criado para dar visibilidade a cultura indígena uma vez que as celebrações e visitações às aldeias estão suspensas em função da pandemia.
Na abertura do evento, o cacique Luiz Natalício de 74 anos e o vice cacique, Adriano destacaram que o mais importante é que sua cultura tenha visibilidade e valorização. Eles acreditam que quando as pessoas conhecerem melhor a aldeia, que é diferente do que é mostrado muitas vezes nos meios de comunicação, elas vão ter mais respeito pelos guaranis e sua cultura.
O prefeito municipal, Ronaldo Moraes, agradeceu ao secretário Felipe e a Emater pelo desenvolvimento da exposição e parabenizou os índios de todas as etnias que moram em Salto do Jacuí, destacando que a Administração Municipal vai dar a eles a atenção e o apoio que precisam e merecem.
Para o secretário municipal, Felipe Rosa, diferentemente de muitas regiões o nosso Município é agraciado pela cultura indígena. Temos uma riqueza cultural que deve ser valorizada e apoiada pelo poder público e sociedade para que ganhe mais espaço e se fortaleça ocupando o seu lugar que é de direito, sem deixar para traz sua história. “Eles fazem parte da sociedade de Salto do Jacuí, não podemos restringir a percepção indígena ao dia 19 de abril. Queremos que tenham a visibilidade e a respeitabilidade que merecem todos os dias”, disse o secretário Felipe.
A extensionista da Emater, Tânia Treviso lembrou que a Emater trabalha junto aos indígenas, a segurança alimentar, fazendo roças e auxiliando no acesso a políticas públicas. “Oferecemos uma assistência técnica diferenciada que atenda o que é importante para o cultivo e a forma de fazê-lo enquanto cultura Guarani. Trabalhar respeitando as tradições, cultivar alimentos que façam parte do rito de vida deles, para não modificar a realidade deles. Valorizando a riqueza cultural guarani que é passada de forma oral de geração para geração ”, explicou Tânia.
Os vídeos e artesanatos podem ser visto na Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal de Vereadores e Lojas Mapa. Em função da bandeira preta o acesso seguirá os protocolos de vigilância sanitária. O material também será disponibilizado no facebook da Administração Municipal de Salto do Jacuí.
Comunicação/Prefeitura Municipal
Anterior Resolução COMDEMA 001/2021 Dispõe sobre a utilização da compensação financeira pela exploração de recursos minerais, a taxa CFEM

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo