Estiagem – Salto do Jacuí decreta situação de emergência

Estiagem
Salto do Jacuí decreta situação de emergência
O prefeito Ronaldo Moraes assinou Decreto de Situação de Emergência de Estiagem para o município de Salto do Jacuí, na manhã de hoje, 29 de dezembro. Prejuízos causados na agropecuária superam R$ 80 milhões, até o momento, em Salto do Jacuí.
A decisão sobre o Decreto foi tomada após dados apresentados em reunião, na tarde de ontem, com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Melissa da Rosa, o chefe do escritório da Emater, Leandro Carvalho, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Gilmar Tespessel e o técnico agropecuário da Cotriel, Giovane Glatt.
O prefeito Ronaldo destacou que a Administração Municipal está atenta e mobilizada para auxiliar. “O Decreto irá ajudar os produtores em eventuais renegociações que eles necessitem. Nossos produtores são pilares da nossa economia e estamos ao lado deles para enfrentar essa difícil realidade e encontrar maneiras de minimizar os impactos. Estamos preocupados com as famílias, não só com os prejuízos econômicos, mas também com a situação emocional que estão vivenciando diante da estiagem”, enfatizou Ronaldo.
A avaliação dos prejuízos privados e danos humanos foi feita por meio de visitas, levantamento fotográfico, conversas com produtores e análises das situações. Conforme a Defesa Civil municipal, os prejuízos causados pela estiagem já somam mais de R$ 80 milhões em Salto do Jacuí até esse momento. “Temos uma situação pior que a do ano passado em função da estiagem. Os prejuízos já foram dobrados. Com a previsão de pouca chuva estima-se que a situação se agrave”, relatou a coordenadora da Defesa Civil.
Agora o Decreto de situação de Emergência é enviado pela Defesa Civil do Município ao Governo do Estado para que seja homologado e posteriormente encaminhado ao Governo Federal para que seja reconhecido.
O prefeito também enviou ofícios ao Governador do Estado, Eduardo Leite reiterando a solicitação para que seja homologado o Decreto, assim como encaminhou ofício para o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves para que seja reconhecido.
A estiagem e a pandemia contribuem para o aumento de famílias em situação de vulnerabilidade social, acarretando danos humanos e materiais, e prejuízos econômicos e sociais.
Anterior Decreto 3289/2021 Declara Situação de Emergência de Estiagem em Salto do Jacuí

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo