Estiagem
Salto do Jacuí decreta situação de emergência
O prefeito Ronaldo Moraes assinou Decreto de Situação de Emergência de Estiagem para Salto do Jacuí. Conforme a Defesa Civil Municipal a estiagem acarreta danos humanos e prejuízos econômicos. Nos principais produtos agropecuários as perdas atuais são de mais R$ 71 milhões no Município. A avaliação dos prejuízos e danos humanos foi feita por meio de visitas, levantamento fotográfico, conversas com produtores e análises das situações e estão em laudo de perdas da Emater, relatórios da Secretaria de Trabalho e Ação Social e Secretaria de Agricultura.
O prefeito Ronaldo frisou que a Administração Municipal está atenta a situação e mobilizada para auxiliar. “Estamos, mais uma vez, enfrentando uma estiagem que castiga nosso Município. Os produtores são pilares da nossa economia e estamos ao lado deles para enfrentar essa difícil realidade e encontrar maneiras de minimizar os impactos”, disse o prefeito.
Agora, o Decreto de Situação de Emergência Municipal, de 31 de janeiro de 2023, é enviado pela Defesa Civil de Salto do Jacuí ao Governo do Estado para que seja homologado e posteriormente encaminhado ao Governo Federal para que seja reconhecido.
Comunicação/Prefeitura Municipal