Esforço conjunto para combater o avanço da dengue

RS registra 15 óbitos por dengue
Esforço conjunto para combater o avanço da dengue

As chuvas dessa semana alertam à população sobre a necessidade de esforços conjuntos de toda sociedade para combater o avanço da dengue e do mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e de outras doenças, tais como Chikungunya e Zika. Nas últimas semanas, o estado registrou aumento no número de notificações de casos de dengue. Quinze óbitos pela doença por foram registrados no Rio Grande do Sul em 2022.

Verifique sua casa e elimine tudo que possa acumular água como pneus, tampas e garrafas pets e mantendo higienizados bebedores dos animais, cisternas, pratos de plantas, ralos e piscinas. Somente com a ajuda de todos podemos prevenir e eliminar os focos do mosquito.

A dengue não é contagiosa. Mas se o mosquito Aedes aegypti picar alguém com dengue, o vírus irá se multiplicar em seu organismo e, quando ele picar uma pessoa sadia, a doença será transmitida. A fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.
Denuncias podem ser efetuadas na Ouvidoria Municipal, inclusive de forma anônima, pelo telefone 3327-1155.

Imprensa/Administração Municipal

Anterior Abertura da Semana do Município