Escola Municipal recebe recursos pelo trabalho com sementes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gonçalves Vieira, de Capão Bonito, distrito de Salto do Jacuí, recebeu o valor de R$ 808,00 referente pelo trabalho realizado de coleta de sementes para o programa “Bolsa de Sementes” da Afubra.
O trabalho realizado na Escola pelo professor Cristiano Biscubi com alunos do 6º ao 9º ano consiste em colher sementes de árvores nativas, lavar, purificar, selecionar e encaminhar à Afubra. O educandário encaminhou 8,5 kg de sementes e se destacou pela qualidade das mesmas. São espécies variadas, entre elas angico-vermelho, pitangueira, ingá-feijão, branquilho e goiaba serrana.
A diretora da Escola, Catieli Telles enfatiza que além do retorno financeiro, a atividade envolve questões ambientais conscientizando a todos para a importância da preservação.
A secretária de Educação e Cultura, Mariodete Boeno Pinto parabenizou a Escola e disse que o projeto educa para o futuro. “Estão aprendendo que precisam das árvores, das sementes. Entendendo que não se deve desmatar e a importância disso para suas vidas e a vida do planeta”, disse a secretária.
A Afubra realiza o projeto por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, ano após ano, tem contribuído para a conservação da biodiversidade e recuperação
Todas as sementes são enviadas para o laboratório de silvicultura da UFSM onde passam por uma seleção de viabilidade, são catalogadas e armazenadas para posterior doação. Além do cunho ambiental, a Bolsa de Sementes dá um retorno financeiro às escolas parceiras.
Comunicação/Prefeitura Municipal
Anterior Estiagem – União reconhece situação de emergência em Salto do Jacuí