- Veja mais fotos em Galeria de Fotos!
- A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, com muito empenho, viabilizou a criação do Centro de equoterapia para Salto do Jacuí.
- O Centro, EquoSalto inaugurou no último dia 21 (Segunda-feira), e vai atuar com pessoas vinculadas a escola Especial Resina Bernhard ou incluídas a rede municipal de ensino, auxiliando crianças com deficiência intelectual, sensorial ou física e transtornos globais de desenvolvimento.
- A Inauguração contou com a presença de autoridades, pais de alunos, professores e da equipe de profissionais que irá desenvolver esse trabalho lindo e de grande importância para quem precisa.
- Um documentário explicando um pouco mais sobre essa terapia foi assistido atentamente por todos os presentes, que em seu olhar emocionado mostravam a alegria e satisfação por essa conquista.
- Na oportunidade também puderam acompanhar as demonstrações realizadas pela equipe de profissionais formada por uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta, uma psicopedagoga e um equitador, profissionais estes capacitados de acordo com a normatização da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE.
- A Inauguração da EquoSalto foi um momento que emocionou a todos, um grande avanço e um marco para todos os Saltojacuienses.
- A Secretária de Educação, Marisa Cunha, falou sobre essa realização: “Educação especial em nosso município e a politica de inclusão das pessoas com deficiência é uma preocupação constante e um compromisso da Secretaria de Educação que nortearam as ações ao longo dos últimos dois anos. A inauguração do centro de Equoterapia é a comprovação e a efetivação desta caminhada que vai trazer muitos benefícios para nossos alunos, tanto da escola Especial quanto para os alunos incluídos”. Enfatizou a Secretária.
- O Prefeito Municipal, Altenir Rodrigues da Silva- Nico, muito emocionado falou sobre esse sonho: “Esse momento é a certeza de que quando acreditamos verdadeiramente é possível realizar. Mesmo em meio a muitas dificuldades e muitas vezes sendo desacreditado quanto a realização desse centro, nós não desanimamos. Tive uma equipe maravilhosa que pegou junto e passou a sonhar comigo, com trabalho, competência e muita vontade hoje estamos aqui, comemorando essa grande conquista. Proporcionar isso para nossas crianças não tem preço pois vai fazer toda diferença no desenvolvimento e na qualidade vida de cada uma delas” Concluiu o Gestor.
- Na ocasião, além da inauguração, também foi repassado pelo Prefeito Nico, para Escola Especial Resina Bernhard, o valor de R$2.275,00, arrecadado pela Primeira Dama, Aline Brescansin no Jantar da OSCIP Você Mulher e ainda um Carro Gol 0km para a Secretaria Municipal de Educação.
- O que é a Equoterapia?
- A Equoterapia é um recurso terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento cinesioterapêutico e auxilia no desenvolvimento biopsicossocial e reabilitação de pessoas com diversos tipos de deficiências e patologias.
- A Equoterapia é definida como “Um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.
- Quem são os profissionais que podem trabalhar com a Equoterapia?
- Um centro de equoterapia deve dispor de uma equipe multiprofissional, constituída de profissionais das áreas de saúde, educação e equitação, atuando de forma interdisciplinar. As principais atribuições da equipe são:
- → Avaliar cada praticante antes do inicio do tratamento;
- → Estabelecer os objetivos do tratamento para cada praticante e planejar as atividades a serem desenvolvidas;
- → Conduzir as sessões de Equoterapia, seguindo o plano proposto;
- → Reavaliar, periodicamente, o desenvolvimento de cada praticante para eventual modificação no programa;
- → Zelar permanentemente pela segurança dos praticantes;
- O Centro de Equoterapia EQUOSALTO conta com uma fonoaudióloga, uma fisioterapeuta, uma psicopedagoga e um equitador, profissionais estes capacitados de acordo com a normatização da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE.
- Quem pode praticar a Equoterapia?
- Para praticar a equoterapia o aluno precisa ter uma indicação médica para a terapia. Esta indicação vem de um médico que acompanha e conhece bem a condição do seu paciente. Igualmente, este profissional ter conhecimento sobre as indicações e contra indicação ao tratamento equoterápico.
- São exemplos de indicação:
- – Epilepsia Controlada.
- – Poliomielite.
- – Encefalopatia Crônica da Infância.
- – Plegias.
- – Espinha Bífida.
- – Traumatismo (TRM).
- – Mielomeningocele.
- – Meningoceli.
- – Distúrbios Mentais – demência em geral, Síndrome de Down.
- – Distúrbios Comportamentais ou Sociais – psicoses infantis, autismo, esquizofrenia, distúrbio da atenção, hiperatividade.
- – Distúrbios Sensoriais – deficiência visual, deficiência auditiva.
- – Alterações de Aprendizagem – disgrafia, disortográfica, dislexia.
- – Patologia de Linguagem Oral – alterações de fala ou atraso de linguagem.
- – Patologia de Motricidade Oral.
- – Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor.
- Como contra indicação é importante ter especial atenção para:
- INSTABILIDADE ANTLANTO-AXIAL: é contraindicado para praticante que apresenta menos de 3 anos de idade; exame radiológico indicando instabilidade antlo-axial e síndrome de Down sem controle cervical. Antes de começar a montar a cavalo é fundamental fazer exame médico, raios-X inicial, garantindo que não existe instabilidade antlanto –axial, tal exame deve ser repetido anualmente.
- DOENÇAS DEGENERATIVAS/ NEUROMUSCULARES: é contra indicado caso o paciente apresente fadiga que comprometa a sua qualidade de vida após a sessão. É contra indicação absoluta em estágios avançados da doença. Por exemplo: Distrofia Muscular. Precaução: em estágios iniciais da doença pode ser benéfica, mas deve-se evitar sempre fadiga excessiva.
- CRISES CONVULSIVAS: é contraindicado em epilepsias sem controle medicamentoso. Devemos ter cuidado em casos de epilepsias controladas ou parcialmente controladas, com associação de medicamentos.
- COLUNA VERTEBRAL: na cifose ou lordose se o praticante não tem dor a Equoterapia não é contraindicada, já a escoliose acentuada (acima de 45 graus) é contra indicada, de 30 a 45 graus devemos ter cautela, exigir raios-X anual e avaliação médica. Nas Instabilidades da coluna vertebral e nas graves afecções da coluna cervical como hérnia de disco é contraindicada.
- HIDROCEFALIA: é contra indicado quando não se consegue adaptar o capacete ou este interfere no funcionamento do cateter da válvula. Devemos ter precaução com o funcionamento deste cateter (cefaleia, sonolência, inchaço e convulsão).
- OSTEOPOROSE: quando for moderada, severa e/ou com histórico de fraturas é contraindicado. Devemos ter precaução em casos de osteoporose leve sem histórico de fraturas.
- PROCESSOS ARTRÍTICOS EM FASE AGUDA: é contra indicado.
- OSTEOGENISE IMPERFEITA: é contra indicado.
- LUXAÇÃO DE QUADRIL: é contra indicado se houver dor e amplitude inadequada de movimento. Devemos ter cuidado no posicionamento sobre o cavalo, com o alinhamento do fêmur e da pelve.
- TRAQUEOSTOMIA: aos pacientes dependente de oxigênio a equoterapia é contra indicada.
- ASMAS E ALERGIAS: é contraindicado em pacientes que desencadeiam crises no ambiente equoterápico. Precaução observar os sintomas: dispnéia, esforço respiratório, espirros, coceiras, demais sintomas.
- HIPERTENSÃO ARTERIAL: é contraindicado nos casos em que a hipertensão esta fora do controle.
- CARDIOPATIAS AGUDAS: é contra indicado.
- OBESIDADE: é contraindicado.
- COLOSTOMIA: é contraindicado.
- GASTROTOMIA: após 2 horas da dieta pode ser realizada sessão de equoterapia, com cautela relacionada com o deslocamento da sonda.
- ÚLCERAS DE DECÚBITO NA REGIÃO PÉLVICA OU NOS MEMBROS INFERIORES: é contra indicado
- MIELOMENINGOCELE: é contra indicados nos casos de lesões completas, altas e graves. Devemos ter precaução nos casos de ausência de sensibilidade.
- PACIENTES COM COMPORTAMENTO AUTODESTRUTIVO OU COM MEDO INCOERCÍVEL: é contra indicado.
- HEMOFÍLICOS E LEUCÊMICOS: é contra indicado.
- QUADROS INFLAMATÓRIO E INFECCIOSO, FEBRE, DIARRÉIA: é uma contra indicação temporária.
- Quem regulamenta esta terapia?
- O acompanhamento e regulamentação desta terapia se dá pela Associação Nacional de Equoterapia – ANDE Brasil, fundada no ano de 1989, na Granja do Torto, em Brasília.
- Disponibilidade de vagas?
- Nesta primeira fase da implantação das atividades no Centro de equoterapia haverá disponibilidade de 8 vagas e os atendimentos ocorrerão em dois turnos semanais, uma vez que as atividades equoterápicas não se restringem apenas ao atendimento, sendo igualmente necessário horário para acompanhamento do praticante em seu quadro clínico e planejamento e organização das sessões.
- Como solicitar este atendimento?
- Os praticantes que estão encaminhando à Secretaria de educação as avaliações médicas com indicação para o tratamento equoterápico precisam possuir algum vínculo com a Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard, uma vez que este atendimento é destinado à pessoas com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento que estão matriculadas na escola Resina Bernhard ou incluídas na rede regular de ensino.
- O primeiro passo é realizar a avaliação médica e em seguida as avaliações fisioterápicas e psicológicas para então confirmar a possibilidade de ingresso à terapia.
- Neste sentido, será respeitado a ordem de chegada das primeiras 8 avalições com indicação comprovada, sendo que as demais avaliações permanecerão em espera aguardando a ampliação dos atendimentos ou desistência.
- Local de atendimento:
- O Centro Municipal de Equoterapia EQUOSALTO se localiza no Balneário Municipal, nas proximidades do parque de rodeios e disponibilizará de três tipos diferentes de piso para a andadura do cavalo: grama, chão batido e areia, fator este que possibilidade uma variedade maior de movimentos e impactos dentro da terapia em equitação.
- O que significa um Centro Municipal de Equoterapia em Salto do Jacuí?
- Significa uma possibilidade de resultados terapêuticos á curto e médio prazo que teriam um prazo de alcance muito maior em terapia convencional, pois na equoterapia se trabalha concomitantemente fatores fisioterápicos, psicológicos, emocionais, fonoarticulatórios e pedagógicos.
- A Administração Municipal através do Centro Municipal de Equoterapia EQUOSALTO, tem por finalidade realizar atendimento equoterápico às pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, sendo este atendimento destinado a alunos da rede de ensino e feito de forma gratuita.
- Veja mais fotos em Galeria de Fotos!
- Texto:
- Samanta Peres
- Assessoria de Imprensa
- [email protected]
- (55) 3327-1448/1400