Equipe Multidisciplinar – Ações para 2022

A Equipe Multidisciplinar que já contava com os Serviços da Psicopedagoga Elizabete Baptista da Silva e da Assistente Social Márcia Subtil da Silva, este ano terá também a contribuição da Educadora Física Miriam R. Bernardini e da Estagiária, Yasmin Kraemer de Jesus que está cursando Pedagogia. Cada profissional dispõe de 20 horas semanais e possui uma sala estruturada na Escola Siegfried Heuser.
O grupo esteve visitando as Escolas para apresentar as novas integrantes, falar sobre as demandas e ouvir as gestoras das escolas sobre suas necessidades e prioridades para esse ano letivo.
A equipe contribuirá na identificação de fatores diversos (sociais, culturais, econômicos) possam determinar os processos que mais afligem a escola como a defasagem na aprendizagem e a evasão escolar.
Com base em avalições psicopedagógicas e psicossocial serão realizados os encaminhamentos e solicitações pertinentes como acompanhamentos e serviços sociais (CRAS), atendimentos em saúde (fonoaudióloga, médico, fisioterapeuta, entre outros), redes de serviço e proteção (Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, Delegacia, etc.), buscando assim oferecer um atendimento mais amplo ao aluno e seu núcleo familiar.
A equipe buscará estar sempre em conexão com as escolas, procurando ouvir os profissionais sobre suas dificuldades, problemas e sucessos do processo ensino aprendizagem, bem como seus anseios e perspectivas.
Outro objetivo é contribuir com os alunos que apresentam necessidades dificuldades na aprendizagem e também nos casos que não tem como causa apenas deficiência do aluno, mas que são consequências de situações escolares e/ou familiares. Assim contribuindo significativamente para o processo ensino aprendizagem por meio da identificação, entrevista, diálogo e orientação à família, avaliação e intervenção do aluno, orientação à equipe pedagógica, monitores e professores.
Os atendimentos psicopedagógicos são realizados por sessões que variam de acordo com as necessidades de cada aluno, caso seja necessário o encaminhamento a outros profissionais, o mesmo será realizado mediante autorização dos pais ou responsáveis.
As buscas ativas serão realizadas constantemente, com o intuito de evitar a evasão escolar e também buscar por alunos que já estão fora da escola.
Este ano também serão realizadas algumas ações específicas para as Escolas, dependo da necessidade e prioridade de cada Escola que juntamente com a Equipe definirá a ação/atividade a ser realizada.
Dentro dessas ações a equipe pretende desenvolver oficinas e trabalhar os esportes com atividades práticas, bem como trabalhar temas diversos, envolvendo palestras e campanhas de conscientização junto à comunidade, através de distribuição de panfletos informativos e de orientação. Dentre os temas abordados e sugeridos por algumas escolas durante a visita da equipe são os conflitos do bullying estudantil, onde juntamente com este assunto poderão ser abordados as questões de gênero e racismo.
O desenvolvimento de atividades de integração e práticas esportivas estão na pauta da equipe com o propósito de desenvolver a expressão corporal e a socialização desses alunos que ficaram muito tempo em casa, apegados demasiadamente às redes sociais durante a pandemia.
Anterior IPTU 2022