Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha foram temas de reunião realizada na quarta (01º/03) na Câmara de Vereadores. A iniciativa da Secretaria Municipal da Fazenda tem como objetivo, explica a secretária da Pasta, Diéssica Adiers, oportunizar que os cidadãos ampliem o conhecimento sobre esses assuntos e que haja uma ampliação da participação da população no Programa Nota Fiscal Gaúcha.
O disseminador de educação fiscal, Paulo Roberto Sanches, foi o palestrante do evento e fez um breve relato do que trata o programa de Educação Fiscal e que ao se trabalhar com os alunos esse tema é importante abordar os temas tributos e impostos, como eles são aplicados e sobre direito e dever de exercer a cidadania.
Em seguida, Paulo explanou sobre a Nota Fiscal Gaúcha, programa que por meio da distribuição de prêmios visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras, bem como conscientizá-los sobre a importância social desse tributo. Através do Programa Nota Fiscal Gaúcha, os cidadãos cadastrados concorrem a prêmios em dinheiro, as entidades sociais por eles indicadas são beneficiadas por repasses e as empresas participantes reforçam sua responsabilidade social com o Estado e sociedade gaúcha.
A SMEC divulgou na ocasião que já encaminhou a documentação dos CPMs das escolas municipais para que sejam cadastrados junto as entidades beneficiadas pelo Programa Nota Fiscal Gaúcha. As escolas municipais também devem ampliar a educação fiscal com projetos, concursos e outras atividades.