Educação
Cultura quilombola e racismo estrutural foram temas abordados em Júlio Borges
A Escola Municipal Padre José de Anchieta realizou um importante momento de conhecimento, conscientização e reflexão. Danças, teatros, peças artesanais e palestra marcaram a tarde que abordou a Cultura Quilombola e o racismo estrutural.
Em sua palestra, a professora da Unijuí, mestra e doutoranda, Danieli de Oliveira Biolchi falou sobre o racismo estrutural e apontou como única alternativa a educação, através de movimentos que trabalhem com projetos interdisciplinares a fim de se ter uma vivência igualitária em sociedade. Atualmente, Danieli desenvolve em duas escolas o projeto “O estudo da escravidão no Brasil e o racismo estrutural: uma experiência híbrida e interdisciplinar”.
A coordenadora da Associação Remanescentes de Quilombo, de Júlio Borges, Lucinda Fernandes explicou que foi através dos estudos antropológicos realizados que os remanescentes do quilombo foi reconhecido. “É na luta que conquistamos algo. Foram 30 dias de estudo e 20 anos de luta”, disse Lucinda.
As matriarcas da comunidade Quilombola prestigiaram o evento. Elas carregam a sabedoria e são admiradas e respeitadas pela comunidade. Além da luta pelo reconhecimento e pela garantia dos direitos, elas mantêm a cultura e a tradição quilombola. Ao lado das outras mulheres da comunidade confeccionam artesanatos maravilhosos e cheios de significado como a boneca Abayomi.
Na ocasião, o grupo Dandaras dançou lindamente. As apresentações artísticas dos alunos das escolas Padre José de Anchieta e Euclydes Kliemann também foram muito elogiados pelos presentes.
O evento foi realizado no salão da comunidade, na sexta-feira (14/10) e contou com a presença da secretaria Municipal de Educação e Cultura, Mariodete Boeno Pinto, secretario municipal de mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa, equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, coordenadora municipal de Cultura, Diana Freese, assessora de Turismo, Poliana Tolotti, as diretoras, Carla Speth e Maria Helena Fischer, professores, estudantes e comunidade.
Imprensa/Administração Municipal
Fotos: Secretaria de Turismo