DMMA faz destinação de vidros e eletroeletrônicos

A campanha de recolhimento de eletroeletrônicos e vidros inservíveis promovida pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA) em parceria com a Empresa NATUSOMOS resultou na coleta e destinação de 6.720 kg destes resíduos.

Apesar de ter havido um recolhimento expressivo em quilos, ainda há muito a ser feito, diz a diretora do DMMA, Cleonice Fredi.  “A adesão foi muito baixa, a população, de forma geral, descarta seus vidros junto com os resíduos diários e é possível vermos em lixeiras, mas, principalmente jogado da beira das estradas equipamentos elétricos e eletrônicos”, lamenta.

Cleonice explica que os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas, por isso não são recolhidos juntos com os resíduos sólidos urbanos. “Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. A solução é a reciclagem para o reaproveitamento de todos os materiais que tenham condições de retornar ao processo produtivo”, explica.

A reciclagem do vidro, enfatiza Cleonice, reduz a quantidade de resíduos que a nossa Prefeitura envia para o aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão/RS, consequentemente ampliando a vida útil do aterro e reduzindo a poluição do solo e da água. “O tempo de decomposição de uma garrafa de vinho ultrapassa os 1.000 anos. Uma garrafa de vinho consumida pelos portugueses na descoberta do Brasil (ano de 1500) pode ainda estar presente no meio ambiente. Porém, esta mesma garrafa pode ser 100% reaproveitada se transformada em outro recipiente e, de maneira infinita”, alerta a diretora do DMMA.

Lembramos que os pontos de coleta de eletroeletrônicos e pneus inservíveis são permanentes e estão localizados na Secretaria da Agricultura em espaço devidamente identificado para a população. Os vidros também possuem ponto de coleta permanente nos fundos da Prefeitura Municipal.

Anterior Pessoas que devem comparecer no Setor de Identidade