O dia da família na escola Escola Padre José de Anchieta, que aconteceu na tarde de ontem, 28, foi de muita integração, aprendizados e troca de saberes entre as várias gerações e culturas presentes.
Apresentações do CTG Potreiro Grande, da Escola estadual Indígena Toto Ferreira Silva, com o Grupo Nossas Raízes, do grupo de dança afro da escola Padre José de Anchieta encantaram todo o público presente, que além de reunir alunos e seus familiares, contou com a presença do vice-prefeito, secretários, vereadores e autoridades municipais.
A programação especial teve a visita de cerca de 65 pessoas, entre alunos e professores, do município de Boa Vista do Cadeado. A Emater esteve presente, realizando degustação de pratos de origem afro e também com oficinas de chás.
Foi realizada a inauguração do projeto “Semeando o Futuro Sustentável” com o relógio biológico do corpo humano, projeto esse que a escola sempre teve o sonho de colocar em prática, e que visa compreender os ciclos naturais do corpo humano, com uso de plantas medicinais, recurso natural e cultural para promoção de bem-estar e cuidado.
A construção do relógio se deu com o apoio e união da comunidade escolar, servidores municipais, pais e alunos, e foram cultivados12 tipo de chás no relógio, como hortelã, melissa, malva, sálvia, entre outros.
“Queríamos fazer uma tarde onde pudesse ser desenvolvido em conjunto com as famílias uma integração, uma troca de saberes. Onde avós ensinaram seus netos os usos dos chás, e resgatando também a cultura de etnias, danças, cultura gaúcha, afro e indígenas, que fazem parte de nosso município.” Disse a Diretora da escola, Carla Adrina Speth. Ela também destacou um convite especial da Secretária de Educação de Boa Vista do Cadeado, que convidou o grupo da escola Padre José de Anchieta para que se apresentem no mês de novembro no município.
Imagens: Câmara Municipal de Vereadores.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.