Denuncie! Disque 100
A cada 8 minutos uma criança é vítima de violência sexual no Brasil
18 de maio é o Dia de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e demarca a luta pelos direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.
Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Ou em, nosso município, a denúncia pode ser feita diretamente na delegacia de policia civil ou no conselho tutelar.
Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil são assustadores. A cada oito minutos, uma criança é vítima. Mobilizar a sociedade, desmistificar conceitos e tabus e educar sobre o tema estão entre os objetivos mais importantes, desta campanha. Precisamos garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
Neste ano, em virtude da Pandemia por Covid -19, mais uma vez as ações seguem em ambiente virtual, se fazendo indispensável a mobilização e participação de diversos setores, por meio de atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fale sobre o assunto com seus filhos e conhecidos, oriente, mobilize-se, junte-se a nos nesta campanha e sempre que souber de algo, não se cale, Denuncie!
Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social