Dengue
Alerta: É alto o risco para contágio em Salto do Jacuí
Depois de 6 anos, Salto do Jacuí volta a apresentar alto risco para contágio da dengue. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) apontou o índice 4,3 considerado de risco alto para infestação do Aedes aegypti no Município. O pico da escala, pois os municípios podem ser classificados de baixo, médio ou alto risco.
“É um quadro preocupante. As chuvas frequentes e o calor são o ambiente propício para a proliferação do mosquito. Precisamos que as pessoas se unam e eliminem focos de água parada”, alerta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gisele Seibel.
Gisa explica que Salto do Jacuí tem o mosquito, mas não infectado. No entanto, ela adverte, que se o Aedes aegypti picar alguém com dengue ele passa a transmitir a doença. “Um doente é o suficiente para termos inúmeros casos. A dengue pode acarretar sintomas leves, mas ela também pode manifestar sua forma agressiva que pode levar a óbito”, relata Gisele.
As agentes de endemias da Vigilância Ambiental, Kelli Severo, Ana Paula Martins, Sônia Jovanovichs Pereira e Ana Paula Lovato frisam que a equipe segue realizando visitas aos domicílios, aos pontos estratégicos e atendendo as denúncias que chegam via ouvidoria municipal, mas alertam que para frear a dengue é preciso contar com a ajuda da população na eliminação de criadouros do mosquito transmissor.
A equipe, em alguns dias, irá efetuar a aplicação do fludora – inseticida, seguindo a nova normativa do Estado, em quatro pontos estratégicos, três borracharias e no cemitério municipal, onde sempre são encontradas larvas de mosquito.
A orientação é que ao apresentar sintomas da dengue a pessoa busque o serviço de saúde. Os sintomas podem ter forma leve como febre, dor muscular, manchas avermelhadas na pele, cansaço, sonolência até mais graves como dor abdominal intensa, vômito, náuseas e cansaço extremo. Após a consulta em uma unidade de saúde, o paciente pode ser encaminhado à Vigilância para a realização de teste rápido, que não é um diagnóstico definitivo, mas uma triagem.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí