A Saúde de Salto do Jacuí inicia a vacinação bivalente contra Covid-19, na quinta-feira (23/02), quando serão vacinados os residentes da Casa de Amparo Navegantes, seguindo determinação, que nessa primeira fase, a imunização seja dirigida a pessoas que vivem em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) em todo o Estado.
O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Aline Mello explica que essa vacina é mais completa em relação a anterior e pede à população que busque se vacinar conforme forem sendo chamados os grupos. Aline lembra que no final de dezembro de 2022 e início de janeiro deste ano ocorreu uma mudança no perfil epidemiológico com um número expressivo de casos. “É preciso que se mantenha um padrão de imunização para que não haja a reintrodução do vírus”, disse a enfermeira.
Neste primeiro momento, a vacinação ocorre com a equipe de saúde indo até a Casa de Amparo. Essa etapa antecipa o que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses deverão ser atendidos de forma escalonada, conforme a chegada das remessas.
Para fazer a vacina bivalente é necessário, segundo Aline Mello, que a pessoa tenha esquema completo de vacinação para Covid-19
Comunicação/Prefeitura Municipal