Mais Saúde
Consultas com cardiologista no Município
Eletrocardiograma é realizado no atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social em parceria com o Hospital Santa Lúcia de Cruz Alta está realizando consultas com cardiologista em Salto do Jacuí e exame de eletrocardiograma – quando necessário – no momento do atendimento. Assim, a saúde pública municipal de Salto do Jacuí, oferece mais agilidade na realização do atendimento de pacientes que aguardavam agendamento no sistema de Gerenciamento de Marcação de Consultas (Gercon) pelo SUS.
Conforme estimativa da coordenadora de ambulatórios externos do Hospital Santa Lúcia, Bruna Medeiros em três meses será atendida toda a demanda reprimida de cerca de 100 pessoas que aguardavam o agendamento de consultas pelo SUS na área da cardiologia. “Nesse período de três meses é provável que apenas uma ou duas pessoas da fila de agendamento conseguissem consultar”, presume Bruna.
Na terça-feira (26/04), foi realizado o segundo atendimento da especialidade, em Salto do Jacuí, no ESF Portão. Cerca de 25 pacientes foram atendidos nesse dia pela médica cardiologista, Ana Beatriz Miranda, alguns já com consulta de retorno.
Na sala de espera, seu Jairo Rodrigues da Silva relatou que já estava na consulta de retorno e elogiou o excelente atendimento da cardiologista que segundo ele é muito atenciosa. “Não levou 30 dias para voltar mostrar meus exames. Ter a médica aqui é muito bom pois antes tinha que viajar e levava um dia inteiro para consultar”, explicou.
Dona Marlene Nogueira da Solva também disse estar muito satisfeita em ter acesso a consulta com a cardiologista no Município. “Isso é muito bom, facilita bastante para a população”, disse.
O prefeito Ronaldo Moraes acompanhado da secretária de Saúde, Maria de Fátima Aravites e da assessora da Saúde, Marta Petri deram as boas-vindas a doutora Ana conversaram com a equipe do Hospital Santa Lúcia. Os gestores avaliaram como excelente a parceria. “Estamos avançando na Saúde. São ações e muito trabalho para oferecer melhorias no atendimento à população. Agilidade nos atendimentos, sem a necessidade de transportar o paciente que iria precisar passar horas viajando e aguardando para consultar”, destacou o prefeito.
Com isso, lembra a secretária Maria Aravites, também é reduzida a preocupação de ter transporte disponível para atender a grande demanda de pacientes e que em muitos casos precisam de acompanhantes.
A cardiologista agradeceu a recepção e disse que é está feliz com o trabalho no Município e em poder ajudar a população.
A assessora Marta relata que primeiro está sendo atendida a demanda já existente seguindo a ordem de chegada da requisição e a urgência. A médica cardiologista irá atender no Município uma vez por mês.
Comunicação/Prefeitura de Salto do Jacuí