Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí

O Prefeito Municipal Ronaldo Moraes recebeu em seu gabinete nesta semana a visita do Prefeito de Arroio do Tigre e também presidente do Consórcio Intermunicipal Vale do Jacuí, Marciano Ravanello, acompanhado do Secretário Executivo do Consórcio Altemar Rech.
Durante a oportunidade, foi explanado o convite para que Salto do Jacuí firme parceria com juntamente com os municípios da região para benefícios em diversas áreas como:
Gestão associada de serviços públicos;
Prestação de serviços, inclusive de assistência técnica, a execução de obras e o fornecimento de bens à administração direta ou indireta dos entes consorciados;
Compartilhamento ou o uso em comum de instrumentos e equipamentos, inclusive de gestão, de manutenção, de informática, de pessoal técnico e de procedimentos de licitação e de admissão de pessoal;
Produção de informações ou de estudos técnicos;
Instituição e o funcionamento de escolas de governo ou de estabelecimentos congêneres;
Promoção do uso racional dos recursos naturais e a proteção do meio-ambiente
Exercício de funções no sistema de gerenciamento de recursos hídricos que lhe tenham sido delegadas ou autorizadas;
Apoio e o fomento do intercâmbio de experiências e de informações entre os entes consorciados;
Gestão e proteção de patrimônio urbanístico, paisagístico ou turístico comum;
Fornecimento de assistência técnica, extensão, treinamento, pesquisa e desenvolvimento urbano, rural e agrário;
Ações e políticas de desenvolvimento urbano, sócio-econômico local e regional;
Exercício de competências pertencentes aos entes da Federação nos termos de autorização ou delegação;
Ações e serviços de saúde, obedecidos os princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde – SUS.
Segundo Altemar, esse Convênio tem um custo mais abaixo para o município.
São participantes: Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas.
A Secretária Municipal de Administração e Meio Ambiente Maria de Fátima Aravites, também participou desta reunião e afirma o interesse de Salto do Jacuí. “É uma boa proposta, a administração está realizando um estudo, o que puder ser feito em prol de melhorias para a comunidade, com certeza faremos” disse Maria.
O Prefeito Ronaldo Moraes, agradeceu ao convite e disse que Salto do Jacuí vai avaliar condições.
Também foram debatidos assuntos referente ao turismo regional.
Imprensa/Administração Municipal
Anterior EDITAL Nº 001/2022