Atribuições: O Conselho Municipal de AssistĂŞncia Social (CMAS) Ă© o ĂłrgĂŁo que reĂşne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais estatais e nĂŁo estatais do MunicĂpio. A criação está definida na Lei Orgânica da AssistĂŞncia social – Lei nÂş 8.742/1993.
Tem como principais atribuições no seu respectivo âmbito de atuação: deliberar e fiscalizar a execução da PolĂtica de AssistĂŞncia Social e seu funcionamento; convocar e encaminhar as deliberações das conferĂŞncias de assistĂŞncia social; apreciar e aprovar o plano da AssistĂŞncia Social; apreciar e aprovar a proposta orçamentária dos recursos da assistĂŞncia social a ser encaminhada ao Poder Legislativo; apreciar e aprovar a execução orçamentária e financeira do Fundo de AssistĂŞncia Social a ser apresentada regularmente pelo gestor do Fundo; acompanhar os processos de pactuação da ComissĂŁo Intergestores Tripartite- CIT e ComissĂŁo Intergestores Bipartite – CIB; divulgar e promover a defesa dos direitos socioassistenciais; inscrever entidades de assistĂŞncia social, bem como serviços, programas, projetos socioassistenciais; fiscalizar a rede socioassistencial ( executada pelo poder pĂşblico e pela rede privada) zelando pela qualidade da prestação de serviços; eleger entre seus membros a sua mesa diretora (presidente e vice-presidente paritariamente); aprovar o seu regimento interno; fiscalizar e acompanhar o BenefĂcio de Prestação Continuada – BPC e o Programa Bolsa FamĂlia – PBF; acompanhar a gestĂŁo integrada de serviços e benefĂcios socioassistenciais; e, exercer o controle social da gestĂŁo do trabalho no âmbito do SUAS, conforme prescrito na NOB/SUAS/RH?2006.
SĂŁo criados pelo municĂpio mediante lei especĂfica que estabelece sua composição, o conjunto de atribuições e a forma pela qual suas competĂŞncias serĂŁo exercidas. A resolução CNAS nÂş 237/2006, art. 10 define que os Conselhos de AssistĂŞncia Sociasl deverĂŁo ser compostos por 50% de representantes do governo e 50% de representantes da entidade civil.
Nesse âmbito, sĂŁo representantes da sociedade civil as entidades e organizações de trabalhadores do Sistema Ăšnico de AssistĂŞncia Social. Os representantes do governo nos conselhos devem ser indicados e nomeados pelo respectivo chefe do Poder Executivo, sendo importante incluir setores que desenvolvam ações ligadas ás polĂticas sociais e econĂ´micas, como AssistĂŞncia Social, SaĂşde, Educação, Trabalho e Emprego, Finanças, Planejamento.
ConvĂ©m que os Conselhos Municipais de AssistĂŞncia Social tenham sua atuação articulada com os demais Conselhos de PolĂticas PĂşblicas e os de Defesa e garantia de direitos existentes nos municĂpios, tais como Educação, SaĂşde e direitos das Crianças e adolescentes e do Idoso, uma vez que entre as diferentes polĂticas pĂşblicas há situações que exigem ações intersetoriais.
- Endereço:
- Composição da Diretoria:
Presidente: Leandro Carvalho, representante da Emater
Vice-presidente: Edina Pumpmacker, representante da Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard.
SĂŁo membros do CMAS:
Representantes governamentais:
Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social:
Titular: Andrieli Coimbra Santos
Suplente: Naiandra Pacheco Severo
Secretaria Municipal de SaĂşde e Bem Estar Social:
Titular: Marta Petri
Suplente: Inara Grandene
Secretaria Municipal de Administração e Meio Ambiente:
Titular: Américo M. de Lima
Suplente: Diogo Pellenz
Secretaria Municipal de Educação e Cultura:
Titular: Vanusa dos S. Graminho
Suplente: Sandro Huning
Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Meio Ambiente:
Titular: Claudio Billig
Suplente: Luis Carlos Vargas
Escola Municipal de Educação Especial Resina Bernhard:
Titular: Edina Pumpmacker
Suplente: Dulce Estevan
Centro Municipal de Referência da Criança e do Adolescente:
Titular: Jussara Sampaio da silva
Suplente: Mariele Padilha
Representantes da Sociedade Civil:
Organização de Usuários da Associação Remanescente Quilombolas Júlio Borges:
Titular: Angélica Pinto
Suplente: Lucinda dos Santos
Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER):
Titular: Leandro Carvalho
Suplente: Angela M. de Quevedo
Liga Feminina de Combate ao Câncer:
Titular: Angela Ferreira
Suplente: Tomira Arndt
Associação Comunitária Esperança:
Titular: Jarlene Silveira
Suplente: Rosa Maria R. da Silva
Associação SĂłcio Cultural Raiz IndĂgena:
Titular: Dionatan Ferreira
Suplente: Josias Bento
Associação Quilombolas do Alto JacuĂ:
Titular: Tereza Fernandes
Suplente: Fernanda R. da Silva
Casa EspĂrita:
Titular: Arizoli Correa
Suplente: Sonia Weber
- Atas e Documentos: