Confira a exposição “nossos olhares, nossa cultura”

Você pode conferir até a tarde de sexta-feira (18/11) a Exposição Itinerante “nossos olhares, nossa cultura” na Prefeitura Municipal. Ela traz belas fotografias com o olhar dos quilombolas sobre si mesmos e é realizada em parceria com o IFF – Polo Santo Augusto.

Na abertura da exposição, na manhã de hoje, as representantes das comunidades quilombolas de Salto do Jacuí, Rural – Angélica Pinto e Urbano – Tereza Fernandes destacaram que a exposição dentro do Novembro Negro estimula a reflexão sobre a importância da cultura afrodescendente na formação histórica e cultural da sociedade brasileira. Além disso, enriquece os conhecimentos locais sobre a história e a cultura negra, criando oportunidades de visibilidade e reconhecimentos dos quilombos rural e urbano do município de Salto do Jacuí.

Angélica lembrou que a exposição irá percorrer vários pontos em que o negro, anteriormente, não tinha acesso. “Hoje trabalhamos no Conselho Tutelar, no setor público, no comércio. Nossos avós não tiveram essa oportunidade, mas resistiram para que seus filhos e netos tivessem. Estamos ocupando nosso espaço e isso, para nós, é uma grande conquista, é motivo de orgulho”, disse.

O prefeito municipal exaltou o trabalho e parabenizou a bela programação que está sendo realizada no mês das Consciência Negra. “É um orgulho para nós recebermos essa exposição. Salto do Jacuí tem uma cultura rica. A Administração Municipal está sempre à disposição das comunidades quilombolas”, relatou o prefeito.

Na ocasião, Tereza Fernandes agradeceu o apoio da Administração Municipal e Emater pela colaboração essencial para a realização de muitas atividades das comunidades.

Participaram da abertura da exposição, secretários e servidores municipais e equipe da Emater.

Anterior Parque Energia das Águas está recebendo a decoração natalina