Há quanto tempo não ouvíamos falar em água excedente? Pois as chuvas intensas e frequentes dos últimos tempos possibilitaram que as comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica do Passo Real fossem abertas depois de quase dois anos. Um lindo espetáculo possível pelas chuvas que modificaram o cenário do alagado.

1. As comportas do vertedouro da UHE Passo Real estão abertas. Há quanto tempo isso não ocorria?
As comportas não eram abertas desde agosto de 2020.
2. Qual a vasão de água neste momento?
Nesta sexta-feira (24/06/2022), a vazão vertida pelas comportas está em 610 m³/s (metros cúbicos por segundo).
3. Qual a quantidade de água no rio que permite abrir as comportas do vertedouro?
De acordo com as regras de operação, a abertura das comportas e as vazões praticadas são definidas pela afluência (água que chega ao reservatório, especialmente após chuvas intensas) e pela capacidade de acumulação do reservatório. É possível, por exemplo, ter muita afluência e não ser necessário abrir comportas se o nível do reservatório estiver baixo, fazendo com que toda a água fique armazenada.
4. No tempo em que não foi possível abrir qual a média de quantidade de água no rio?
Este valor de afluência varia muito em decorrência das condições meteorológicas ao longo do tempo (precipitações ou secas). Para o período entre agosto de 2020 (quando foi aberta pela última vez) a junho de 2022, a afluência media mensal foi de 149 m³/s.
5. O que significa essa abertura em termos de geração de energia?
A abertura de comporta significa que a afluência de água é alta e um valor percentual da capacidade de acumulação do reservatório foi atingida. Quando passa água excedente pelas comportas, a geração de energia é programada para o máximo e mantida assim até que a situação retorne a valores de níveis e afluências em que se possa cessar o vertimento.
Imprensa/Administração Municipal