Comitê da Cultura do RS realizou atividades com a Escola Municipal Padre José de Anchieta
No dia 17 de dezembro, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura do RS e o Instituto de Desenvolvimento e Cooperação Social Sepé Tiaraju, realizaram apresentações culturais nas dependências do Salão Comunitário Quilombola Júlio Borges, com o grupo de teatro “Vir a ser Teatro”, que apresentou a peça “Muquém dos Quilombos: O Milagre”.
Estiveram presentes a comunidade escolar e quilombola da localidade, o coordenador do Comitê de Cultura do RS, Geziel Souza, e a coordenadora administrativa do Comitê de Culturas Beti Lírio.
O Comitê de Cultura do RS é uma instância do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura, que atua para conectar, fortalecer e aproximar as políticas públicas de cultura do dia a dia dos cidadãos gaúchos, mobilizando, informando e apoiando os fazedores de cultura locais e promovendo a gestão democrática da cultura no estado, sendo um elo fundamental entre a sociedade civil e as políticas culturais federais.
Além da peça teatral, foram discutidas atividades culturais envolvendo a comunidade e escola, como os grupos de dança, por exemplo. Também foram mapeadas ações para o ano de 2026, junto ao Comitê de Cultura do RS, a serem desenvolvidas na comunidade quilombola e na Escola Padre José de Anchieta.
Segundo a gestora do educandário, Carla Speth, ações como essas vão ao encontro do projeto pedagógico da escola, valorizando a cultura local e as linguagens artísticas (música, dança, teatro e artes visuais), além de ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e da comunidade, incentivando o acesso a museus, teatros e outros espaços culturais
Secretaria de Educação e Cultura.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.
