Combate a dengue – Município adquiriu nebulizador costal

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto do Jacuí adquiriu um Nebulizador Costal Motorizado UBV, utilizado no controle de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, inseto que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.
Conforme as agentes de combate a Dengue e Endemias, da Vigilância Ambiental Municipal o equipamento é essencial no trabalho pois é utilizado para efetuar o fumacê na quadra da residência que registre casos positivos ou suspeitos de dengue eliminando mosquitos que possam estar contaminados.
Conforme o governo do Estado, 15 pessoas morreram de dengue em 2023 no RS, desses óbitos, três foram em Ijuí e dois em Ibirubá. Em Salto do Jacuí, os sete testes de dengue efetuados neste ano tiveram resultado negativo. No entanto, a Saúde alerta que todos devem fazer a sua parte eliminando tudo que possa acumular água como pneus, tampas e garrafas pets e mantendo higienizados bebedores dos animais, cisternas, pratos de plantas, ralos e piscinas. As agentes, Kelli Severo, Ana Paula Martins e Ana Paula Lovato destacam que somente com a ajuda de todos é possível prevenir e eliminar os focos do mosquito.
Anterior Nota Fiscal Gaúcha-Premiados municipais