Círculos de Construção de Paz nas Escolas Municipais

O Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta esteve em Salto do Jacuí, a convite da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Mariodete Boeno Pinto, que pretende implantar a metodologia dos Círculos de Construção de Paz nas Escolas municipais. Na ocasião foi realizada uma prática do trabalho para que a equipe do Município pudesse vivenciar a experiência do trabalho.
A secretária explica é uma metodologia que trabalha conflitos escolares de uma forma mais conciliadora e não punitiva, que visa oportunizar um lugar de fala onde também é promovida a escuta para que todos se sintam pertencentes e responsáveis, construindo valores e fortalecendo laços.
Isso caminha com a nova lei sobre práticas restaurativas que é um braço da justiça restaurativa. O primeiro passo foi conhecer a metodologia e na sequência buscar a forma de oportunizar um curso para os professores.

Anterior Edital nº 029/2023 Reedição dos PSS nº 009 e 003/2023