O secretário municipal de Agricultura, Júlio Bender esteve reunido na tarde dessa terça-feira (22) com o coordenador da Defesa Civil, Silmar Rodrigues, chefe do escritório da Emater no Município, Leandro Carvalho e o integrante da Defesa Civil, José Luiz da Rosa para abordar as perdas nas propriedades rurais do Município fortemente castigadas pela chuvas torrenciais e frequentes que atingem Salto do Jacuí e o Estado e buscar formas de auxiliar os produtores.
Na ocasião, Júlio solicitou que a Defesa Civil Municipal entre em contato com a Defesa Civil do Estado para verificar se há uma previsão de auxílio para os produtores rurais afetados pelas chuvas e quais medidas devem ser adotadas pelo Município.
Júlio lembra que os agricultores vinham sofrendo perdas pela estiagem, agora, enfrentam os prejuízos causados pelos altos volumes de precipitação e alagamentos. “É mais uma situação crítica enfrentada por nossos produtores. Eles têm nos procurado e os relatos de prejuízos já são enormes. Em nossas visitas às propriedades verificamos o quanto foram castigadas pelas chuvas. Nós estamos fazendo o possível para auxiliá-los”, explicou o secretário.
Os produtores perderam o trigo e a aveia, aponta Júlio. “Além disso, quem conseguiu plantar soja amarga prejuízo pois já sabe que não vai nascer em função das inundações nas lavouras”, relata. Os produtores de leite, explica o secretário, estão com dificuldade para plantar as pastagens de verão e enfrentam um grave problema que é o excesso de barro nas salas de espera para a ordenha e no entorno da propriedade onde lidam com os animais.
Entre os problemas também estão os açudes que romperam, a Secretaria de Agricultura contabiliza até o momento 22 e as estradas dentro das propriedades extremamente danificadas. “Podemos dizer que 50% dos serviços efetuados pela Secretaria junto às propriedades durante esse ano foi perdido. Estamos buscando atender as demandas mais urgentes, nesse momento, e fazer o que for possível pata colaborar com os produtores”, enfatizou o secretário.