Cesariana e parto normal suspensos no Hospital Municipal

Cesariana e parto normal suspensos no Hospital Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social de Salto do Jacuí comunica à comunidade que por determinação da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Cruz Alta, os serviços de cesáreas eletivas e parto normal não serão mais realizados no Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider.

Uma das causas da determinação é o elevado número de cesarianas em Salto do Jacuí. No ano de 2022, 92% dos nascimentos no Município foram por parto cesárea o que não é preconizado pelo SUS. Pela saúde da mãe e do bebê o indicado é o parto normal.

Outra razão apontada pela Coordenadoria de Saúde é a de que o Município não dispõe de um médico obstetra e um médico pediatra de sobreaviso, ou seja, que estejam à disposição do Hospital Municipal as 24 horas do dia.

Diante da decisão, a partir de agora, as gestantes de Salto do Jacuí de risco habitual serão encaminhadas a Cruz Alta e as gestantes de alto risco continuam com a referência em Ijuí.

A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social informa que participou de reuniões nos dias 25 e 31 de maio, com a coordenadora regional de Saúde, Débora Rodrigues, mas não foi possível reverter a situação e manter o serviço disponível no Hospital.

 

Anterior Ponto facultativo na sexta-feira

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo