Cesariana e parto normal suspensos no Hospital Municipal
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar Social de Salto do Jacuà comunica à comunidade que por determinação da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), de Cruz Alta, os serviços de cesáreas eletivas e parto normal não serão mais realizados no Hospital Municipal Dr. Aderbal Schneider.
Uma das causas da determinação Ă© o elevado nĂşmero de cesarianas em Salto do JacuĂ. No ano de 2022, 92% dos nascimentos no MunicĂpio foram por parto cesárea o que nĂŁo Ă© preconizado pelo SUS. Pela saĂşde da mĂŁe e do bebĂŞ o indicado Ă© o parto normal.
Outra razĂŁo apontada pela Coordenadoria de SaĂşde Ă© a de que o MunicĂpio nĂŁo dispõe de um mĂ©dico obstetra e um mĂ©dico pediatra de sobreaviso, ou seja, que estejam Ă disposição do Hospital Municipal as 24 horas do dia.
Diante da decisĂŁo, a partir de agora, as gestantes de Salto do JacuĂ de risco habitual serĂŁo encaminhadas a Cruz Alta e as gestantes de alto risco continuam com a referĂŞncia em IjuĂ.
A Secretaria Municipal de SaĂşde e Bem-Estar Social informa que participou de reuniões nos dias 25 e 31 de maio, com a coordenadora regional de SaĂşde, DĂ©bora Rodrigues, mas nĂŁo foi possĂvel reverter a situação e manter o serviço disponĂvel no Hospital.