O dia do Índio, 19 de abril, será celebrado com apresentação de vídeo com fotos e exposição de artesanatos produzidos pelos índios Mbya Guarani da Tekoá Porãn, e kaingang. Na exposição será possível apreciar o olhar dos indígenas sobre eles mesmos, seus costumes e sua história. O trabalho poderá ser visto na Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Vereadores. Em função da bandeira preta o acesso seguirá os protocolos de vigilância sanitária. O material também será disponibilizado no facebook da Administração Municipal de Salto do Jacuí.
O evento é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mineração, Industria, Comércio, Turismo e Desporto, Emater e comunidades indígenas.
Para o secretário municipal, Felipe Rosa, diferentemente de muitas regiões o nosso Município é agraciado pela cultura indígena. Temos uma riqueza cultural que deve ser valorizada e apoiada pelo poder público e sociedade para que ganhe mais espaço e se fortaleça ocupando o seu lugar que é de direito, sem deixar para traz sua história.
“Eles fazem parte da sociedade de Salto do Jacuí, não podemos restringir a percepção indígena ao dia 19 de abril. Queremos que tenham a visibilidade e a respeitabilidade que merecem todos os dias”, disse o secretário Felipe.
O secretário Felipe Rosa irá também acompanhar os representantes das aldeias indígenas e a extensionista da Emater, Tânia Treviso em programa da rádio na manhã de segunda-feira, 19 de abril e à noite, na sessão da Câmara Municipal de Vereadores.
Comunicação/Prefeitura Municipal
Imagens: Mbyá Guarani Tekoa Porãn
Kaingang Horto Florestal