Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Salto do Jacuí esteve reunida com a equipe multidisciplinar para avaliar e planejar os trabalhos e organizar mais uma importante atividade que irão realizar, dar suporte para confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).
A secretaria municipal de Educação, Josnéia Camillo explica que a Carteira tem o objetivo de garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços público e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. “Por isso queremos divulgar esse serviço, mobilizar e auxiliar as pessoas para que tenham acesso a esse direito”, disse Josnéia.
As carteiras são confeccionadas pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (FAders) no site https://faders.rs.gov.br/ , no entanto, muitas pessoas não tem acesso a internet ou tem dificuldades em preencher a documentação exigida que é extensa. Para auxiliar essas pessoas, a SMEC estará disponibilizando, uma vez por semana, profissionais da Escola de Educação Especial Resina Bernhard. Para fazer a Carteira é preciso agendar na Escola ou pelo telefone 3327-1773.
Conforme a assistente Social, Márcia Subtil, da equipe multidisciplinar da SMEC o cadastro também possibilita ter mais conhecimento sobre essa população no município podendo nortear a formulação de políticas públicas em Salto do Jacuí. “Fazer a carteira não é obrigatório, mas quem quiser terá o suporte do Município para o cadastro”, explicou Márcia.
Documentos necessários para fazer a solicitação da CIPTEA:
– Documento de identidade da pessoa com TEA;
– Documento de identidade dos responsáveis legais;
Laudo médico com indicação do código, classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o TEA;
– Fotografia 3×4 da pessoa com TEA.
Observação: Informações adicionais: documentos como Cartão SUS, cartão do Plano de Saúde (se houver), documento com tipo sanguíneo, documentos médicos que comprovem alguma doença, deficiência, alergia, etc.
Imprensa/Prefeitura Municipal