A Câmara Municipal de Vereadores inaugurou a sala da Procuradoria Especial da Mulher, na manhã de hoje (17/11). A Procuradoria foi criada em março deste ano por meio de iniciativa das vereadoras Cleres Revelante, Priscila Spacil, Orquelita da Costa e Jane Martins e surgiu com a finalidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres, promover a igualdade de gênero e a representação das mulheres, bem como o enfrentamento as formas de discriminação e de violência.
A Procuradoria faz campanhas e conversas de orientação e dispõe do ZAP DELAS (55) 996086578 onde é possível pedir orientações e fazer denúncias.
A sala fica no gabinete da vereadora e procuradora da Mulher, Cleres Revelante que explicou que as mulheres de Salto do Jacuí têm agora mais um instrumento que elas podem contar tanto para questões pessoais quanto coletivas, onde o trabalho é realizado em rede com as demais instituições. “Queremos fazer a diferença na vida das mulheres, por isso estamos aqui”, enfatizou Cleres.
O pedido de orientação mais freqüente no ZAP DELAS, segundo Cleres, diz respeito a relacionamentos abusivos. “Estamos aqui para prestar apoio e esclarecimento, empoderar as mulheres para enfrentarem as situações e tomarem suas próprias decisões”, relatou. Outra atividade é mostrar os serviços disponíveis como a Defensoria Pública, Delegacia de Polícia Civil, Coordenadoria Municipal da Mulher, terapais, entre outros.
A vereadora destaca que as mulheres estão se sentindo fortalecidas em saber que tem representatividade, que tem mais um local para serem ouvidas e orientadas. A situação é tão séria e está tão próxima de nós, explica Cleres, que é raro que alguém não conheça uma mulher – amiga, familiar ou vizinha – que passe por situações de violência. “Vamos debater esses assuntos. Queremos priorizar as escolas para que as novas gerações tenham conhecimento, precisamos entrar nas orientações familiares. Não é um caminho fácil, mas não vamos desistir”, frisou a vereadora.
A inauguração contou com a presença da delegada, Rafaela Thisen, presidente do Legislativo, Priscila Spacil, vereadora, Orquelita Salgado, coordenadora do Conselho Tutelar, Angélica Pinto, coordenadora da Política para Mulheres, Adriana Bairros Netto, secretária de Administração e Meio Ambiente, Maria de Fátima Aravites, assessor da secretária de Administração, Américo Lima, conselheiras tutelares Márcia, Francieli e Luciana.
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Dentro das ações dos 16 Dias de Ativismo a Procuradoria da Mulher:
– realizou a distribuição de material informativo e de legislação aos homens;
– inaugurou a sala da Procuradoria e fez a entrega de camisetas e materiais informativos para as servidoras da Câmara Municipal;
– No dia 22 de novembro irá realizar “Roda de Conversa”, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Mulher com os agentes comunitários de saúde, conselheiras tutelares e equipe do PIM.
Imprensa/Administração Municipal