Antonella Assmann, de 11 anos, foi a primeira criança vacinada contra a Covid-19 em Salto do Jacuí.
O ato marcou o início da vacinação infantil no município na tarde de hoje (19/01). As doses estão sendo aplicadas pela técnica em enfermagem e vacinadora, Márcia da Paixão, no ESF Cruzeiro com agendamento prévio no local ou pelo telefone 3327-2710. A prioridade no momento são crianças com comorbidade ou deficiência permanente.
A vacina trouxe alegria para Antonella. Ela que tem diabetes está em isolamento durante todo o período de pandemia e a vacina trouxe a esperança, de mesmo mantendo os cuidados, poder conviver com pessoas queridas. “Estou feliz”, sorriu Antonella.
A mãe de Antonella, Sibila Fernandes relatou como foi apreensivo aguardar até que a vacina chegasse para sua filha. “A gente precisava da vacina que é a proteção, pois os cuidamos nós sempre mantivemos”, disse. Sibila explicou ainda que foi muito difícil ver a filha pedir para ter contato com amigos e não ser autorizada. “Isso aumentava a glicose dela, mas o isolamento era necessário. Ela integra o grupo de risco”, conta Sibila. A mãe lembra ainda das preocupações em levar a filha para o tratamento em Porto Alegre, quando os casos de Covid-19 estavam altíssimos. “Era muito angustiante, tanto pela viagem quanto pelo movimento no Hospital, teve vezes que precisamos desmarcar a consulta e ir apenas quando era extremamente necessário”, desabafou.
Agora, mãe e filha estão felizes. A vacina trouxe esperança para suas vidas. Elas relatam que os cuidados serão mantidos, mas que Antonella finalmente vai poder ter contato com as pessoas mais próximas.
Imprensa/Administração Municipal


