A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu, na terça (30), palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência e Associação de Pais e Amigos do Autista- AMA, no plenário da Câmara de Vereadores.
A palestra foi ministrada pelo advogado especialista em Direito da Pessoa com Deficiência, Paulo Silva, que é presidente da AMA em Chapecó. À comunidade escolar presente no evento, Paulo explicou sobre os direitos das pessoas com deficiência e enfatizou que o nível de deficiência é determinado por barreiras externas que se tornam excludentes, sendo elas urbanísticas (relacionadas as vias e espaços públicos), arquitetônicas (relacionadas a edifícios), transportes, comunicação e informação, atitudinais e tecnológicas. “A superação da condição, a maior ou menor participação social da pessoa com deficiência, é responsabilidade de todos”, destacou. O palestrante relatou sua experiência na AMA e pessoal como pai de um jovem com Transtorno do Espectro Autista, interagindo com o público.
No encerramento do evento, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Mariodete Bueno Pinto propôs e incentivou a criação, em Salto do Jacuí, da AMA. Ela ressaltou a importância da organização social na conquista de direitos e que criação da Associação “traz para Salto do Jacuí mais possibilidades de atendimento, mais possibilidades de inclusão, que é o que nós precisamos”.