O projeto “Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha” nas escolas visa conscientizar alunos e a comunidade sobre a importância da emissão de notas fiscais e da função social dos tributos. Ele integra o programa Nota Fiscal Gaúcha, que incentiva a inclusão do CPF na nota fiscal e realiza sorteios de prêmios para consumidores e entidades sociais.
No dia 23 de junho, as turmas multisseriadas do 1º ao 5º ano da Escola Padre José de Anchieta, acompanhadas pela equipe diretiva e pelas professoras Rosemere Fernandes, Tatiane dos Santos e Emanuele Lima, realizaram uma visita à Prefeitura Municipal, à Secretaria da Fazenda e conheceram as demais dependências da instituição.
Na ocasião, os funcionários da Secretaria da Fazenda, juntamente com a coordenadora do projeto Nota Fiscal Gaúcha, Edina Pumpmacker, explicaram como os recursos arrecadados por meio dos impostos são utilizados para financiar serviços públicos e projetos sociais. Também abordaram a importância do fortalecimento da cultura da emissão de notas fiscais, o combate à sonegação fiscal e a consequente melhoria dos serviços públicos.
Segundo a gestora do educandário, Carla Speth, a Escola Padre José de Anchieta está em fase de tramitação dos documentos para adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha. A iniciativa promove o desenvolvimento da consciência cidadã, o conhecimento sobre o sistema tributário e a valorização da participação social.
E.M.E.F Padre José de Anchieta
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.