Agosto Lilás pelo fim da violência contra a mulher 🚺
A coordenadoria Municipal da Mulher e a Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social realizaram, na manhã dessa sexta, feira, pedágio informativo dentro das atividades do Agosto Lilás. A ideia é chamar a atenção para a violência contra a mulher e a importância da denúncia.
A Coordenadora da Mulher em Salto do Jacuí, Adriana Bairros Neto lembra que os números de violência contra a mulher são alarmantes. Ela relata que um dos dados aponta que durante a pandemia, uma em cada quatro mulheres foi vítima de violência no Brasil. No Rio Grande do Sul, informa a coordenadora, o número de feminicídios cresceu 55,6% em abril de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado.
A secretária de Ação Social, Terezinha Moraes lembra que o combate a violência contra a Mulher é uma causa de todos nós e destaca a importância da denúncia pelo telefone 180. Ela lembra que as mulheres também podem procurar a Coordenadoria Municipal e os órgãos competentes.
⚠️ Disque denúncia: 180 📞
❌ Tipos de violência contra a mulher:
➡️Física: conduta que atente contra a saúde corporal ou integridade física da mulher. São exemplos: espancamento, sufocamento, lesões com objetos cortantes ou perfurantes, tortura, ferimentos causados por arma de fogo e queimaduras.
➡️Psicológica: conduta que cause prejuízo emocional e à autoestima e perturbe o desenvolvimento da mulher ou exerça controle sobre suas ações e decisões. São exemplos: constrangimento, ameaça, humilhação, perseguição, isolamento e exploração.
➡️Sexual: qualquer ação que obrigue a mulher a ter relações sexuais não desejadas. São elas: estupro, o impedimento de métodos contraceptivos, forçar aborto ou limitar qualquer direito reprodutivo da mulher.
➡️Patrimonial: qualquer ato de destruição, retenção ou subtração de objetos pessoais, bens e recursos econômicos. São exemplos: controle do dinheiro, destruição de documentos, não pagamento da pensão alimentícia, furto, extorsão e estelionato.
➡️Moral: ações que se configurem como calúnia, difamação ou injúria. São exemplos: críticas mentirosas, rebaixamento da mulher por meio de xingamento, exposição da vida íntima, desvalorização da mulher pela sua forma de se vestir.
#saltodojacuisomostodosnós
#pelofimdaviolenciacontramulher
#denuncie
#ligue180