Agosto Dourado – amamentar é a base da vida

Você sabia que amamentar o bebê imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal?
O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia, o sangramento pós-parto diminui, reduzem as chances de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto.
Na amamentação, o bebê recebe os anticorpos da mãe para proteção contra diarreia e diversos tipos de infecções, principalmente as respiratórias. O leite materno diminui as chances de o bebê desenvolver alergias, colesterol alto, diabetes e obesidade, também é um excelente exercício para o desenvolvimento da face e da fala.
O aleitamento materno também ajuda a criança a desenvolver-se bem, fisicamente e emocionalmente e além de todos esses benefícios fortalece ainda mais a relação afetiva com o bebê.
A criança até os seis meses de idade deve ser alimentada somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. O leito materno é composto por todos os nutrientes que o seu bebê precisa.
Amamentar pode ser difícil no começo e mesmo que os obstáculos sejam muitos, toda iniciativa e esforço para que a amamentação seja bem sucedida são extremamente válidos. Toda mãe e todo bebê têm o direito de ter a chance de vivenciar juntos esse milagre da natureza que é a amamentação.
Sem pressa, sem pressão, sem medo, e sem culpa caso não dê certo.
Enfª Obstétrica Thaline Schwantes.
Anterior Salto do Jacuí receberá Fogo Simbólico da Pátria