
Outubro Rosa

Na noite de terça-feira (17/10), a Câmara de Vereadores foi palco de um evento marcante sobre a importância dos hábitos saudáveis e da prevenção para a saúde, como parte das atividades do Outubro Rosa.
A secretária Municipal de Saúde e Bem-Estar Social, Maria de Fátima Aravites, abriu o evento destacando a relevância do Outubro Rosa, que busca sensibilizar as mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero, incentivando-as a cuidar da saúde e realizar exames preventivos.

Em sua palestra, a ginecologista e obstetra, Bruna Wiatrowski, alertou que o câncer de mama é o mais comum no mundo, com cerca de 60 mil novos casos no Brasil anualmente, com maior frequência na região sul. O apelo da médica foi claro: realizar mamografias anualmente a partir dos 40 anos e, para pacientes com fatores de risco, a partir dos 30 anos. O autoexame de mama também foi destacado como ferramenta essencial para identificar alterações precocemente. “A progressão do câncer de mama é rápido e com o diagnóstico precoce é possível a cura”, enfatizou a médica.
Como medidas preventivas, Bruna enfatizou a importância de uma alimentação saudável, atividade física regular, moderação no consumo de álcool e evitar o tabagismo.

A nutricionista Laurinda da Paixão Camargo trouxe uma perspectiva prática, destacando que pequenas escolhas diárias fazem toda a diferença. Ela ressaltou que uma dieta saudável pode reduzir em 12% as chances de desenvolver câncer, e alertou sobre os riscos do excesso de peso, sugerindo moderação no consumo de carne vermelha, carne assada em altas temperaturas e alimentos processados, açúcar e chimarrão com água quente acima de 60ºC. Evitar álcool, fumo, frituras em altas temperaturas e a reutilização do óleo, não aquecer materiais plásticos e ter cuidado para não expor garrafinhas ao sol e, dar preferência a adoçantes naturais.

Laurinda recomendou alimentos naturais como brócolis, cenoura, frutas vermelhas, linhaça, canela, frutas cítricas, ômega 3, entre outros, que contribuem para a prevenção do câncer. Uma mensagem forte foi deixada: “Como você quer estar daqui a cinco anos?” – uma reflexão sobre a importância de adotar hábitos saudáveis.


O evento foi encerrado de maneira tocante, com uma bela apresentação musical da Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Mimos foram entregues às palestrantes e ao público.
