Salto do Jacuí – terra de riquezas culturais
Abertura da Semana da Cultura Mbyá Guarani
Evento iniciou hoje e se estende até 20 de abril na Terra Indígena
A comunidade da Terra Indígena Salto Grande do Jacuí recebeu carinhosamente, na manhã de segunda-feira (17/05), o público que foi prestigiar a abertura da Semana Cultural Mbyá Guarani que ocorre até 20 de abril.
As 45 famílias indígenas junto com o cacique Luiz Natalício realizaram um ritual de recepção para todos que prestigiaram o evento. Em sua fala, o cacique ressaltou a importância do momento que oportuniza os não indígenas a conhecerem a cultura Guarani, seu modo de viver e sua organização. “Queremos mostrar o que é Mbyá Guarani, um povo receptivo, com bom coração que está com a estrada aberta para receber a todos”, disse o cacique. Ele destacou que os indígenas atualmente são diferentes, mas enfatizou que “nós nunca vamos deixar morrer nossa cultura, nossa fala. Queremos que as pessoas conheçam nossa história contada por nós e possam tirar suas dúvidas e valorizar os indígenas”.
Na ocasião, além do ritual pode ser vista a forma de fazer e provar alimentos tradicionais da cultura Guarani, admirar e adquirir artesanatos e se encantar com o Grupo de Danças Tekoã Porã que retomou suas atividades e está de camisetas e saias novas gentilmente disponibilizadas pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto.
O prefeito Ronaldo Moraes ressaltou a importância da Semana que mostra a riqueza cultural que existe em Salto do Jacuí e que deve ser sempre valorizada e apoiada pelo poder público e sociedade. “Queremos parabenizar o povo indígena Guarani, e dizer que estamos juntos trabalhando para que tenham a visibilidade e a respeitabilidade que merecem todos os dias”, falou o prefeito.
O secretário de Mineração, Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Felipe Rosa relatou os projetos que estão sendo trabalhados junto a comunidade indígena principalmente para alavancar o turismo no local possibilitando mais uma fonte de trabalho e renda às famílias.
A secretária de Educação e Cultura, Mariodete Boeno Pinto parabenizou a comunidade e ressaltou a beleza de preservarem sua cultura que amam. “São nosso povo, nossa gente, todos nós devemos valorizar a diversidade cultural”, disse a secretária.
A Emater esteve presente no evento, com o chefe do escritório Leandro Carvalho e a extensionista Tânia Treviso, a vereadora Cleres Revelant, alunos e professores das Escolas Estaduais Castelo Branco, Miguel Calmon, Indína Guarani e Instituto Federal de Júlio de Castilhos e Santo Augusto.
A programação é aberta ao público:
OBJETIVO:
• Reconhecimento da cosmovisão indígena e do indígena como cidadão.
• Compartilhamento de conhecimentos tradicionais sobre elementos da cultura indígena Mbyá Guarani.
DIA 18 de abril
Manhã: 9h Tarde: 14h
Participantes: professores e alunos de escola municipais
Atividades: 1 turma por oficinas
Dança do Xondaro
Artesanato: Ajaká, Mbaraká, Mbo’y
Alimentos tradicionais: ei(mel) , pidórã(palmito)
Jeguaa-Poapy régua: Pintura corporal
Ayu Mbyá Guarani – Nossa palavra
Passeio até a casa de reza: Opÿ
Exposição fotográfica- “Roiko Mbyakuery Guarani – SER E VIVER MBYÁ GUARANI”
Organização IFF Santo Augusto
A exposição vai retratar a visão indígena, sobre seu modo de ser e viver e suas relações com os não indígenas.
DIA 19 de abril
Almoço festivo interno
Jogo de futebol
Cinemateca
DIA 20 de abril
HORÁRIO: 10h até 16h
Exposição FOTOGRÁFICA:
“Roiko Mbyakuery Guarani-SER E VIVER MBYÁ GUARANI”
Organização IFF de Santo Augusto
Local: Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores
Todas as pessoas são bem-vindas a Semana Cultural, basta fazer agendamento com Márcio Mariano (55) 9658-3399
Eju porã :SEJA BEM VINDO!
Texto e fotos – Comunicação/Prefeitura Municipal