Recentemente, mais um jovem munícipe fora vítima da Depressão, em diagnóstico clínico, vindo a cometer suicídio. (Essa é uma notícia que seguidamente lemos em jornais)
Na atualidade, a pressão por resultados, cada vez mais surpreendentes, imposta pela sociedade, pela família e pela seleção natural da vida, ceifa, a cada dia, mais e mais vidas. São estresses diários, enfrentados pela população em geral e que, não raras as vezes, incapacitam muitos trabalhadores.
Por conta desses estresses crônico, é natural que as pessoas apresentem sofrimento psíquico e transtornos mentais relacionados.
A pressão psicológica a que estão submetidos, percorre o caminho da insegurança e vulnerabilidade, àquele que é exigido melhores condições de enfrentamento de doenças como é no caso da atual pandemia.
Auto-cuidado é metade da saúde mental.
Frente a esse cenário, as Terapias Holísticas aparecem como um recurso de cuidados em Saúde Mental àqueles que necessitam estar à frente da linha de trabalho.
No NAAB temos um projeto que visa atender integralmente o munícipe que enfrenta referido estresses, depressão e ansiedades, considerando o contexto social, na visão do holo.
Partindo desse exposto, as terapias usadas são a Terapia Reiki e Constelação Familiar em atendimentos individuais.
O objetivo: auxiliar as pessoas no enfrentamento desses momentos.
Nao há intenção de substituir ou suprimir com o presente projeto, quaisquer tratamentos químicos, alopáticos ou médicos em uso ou a serem iniciados. Nossas práticas complementam e integralizam tais tratamentos.
Nossos pilares versam o mental, o emocional, o físico e o espiritual.
Ressalta-se que, as Terapias Holísticas melhoram a qualidade de vida e bem-estar do praticante, quando realizadas regularmente. Uma em cada quatro pessoas, no mundo, será afetada por uma condição de sofrimento psíquico na sua vida, segundo a OMS.
Os benefícios são diversos e em todos os pilares. A saúde é constituída como um curso em equilíbrio de energias, que geram bem-estar mental, que se transfere ao emocional, se agrava no físico e se consolida no espiritual.
![](https://saltodojacui.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Rafaela-300x135.jpg)
Texto: Alice Freitas
Fotos: Melissa da Rosa