A Equipe Multidisciplinar: um pilar dentro dos objetivos educacionais

A Equipe Multidisciplinar: um pilar dentro dos objetivos educacionais
A Equipe Multidisciplinar foi criada a partir do Decreto Municipal Nº 3165 de 04 de Janeiro de 2021, e regulamenta a lei nº 13.935 de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. Além disso, faz parte do objetivo de criar uma ponte com as famílias dos alunos da Rede Municipal. Com formações na área da aprendizagem e educação, a equipe é composta pela Pedagoga Valdenis Bosa, a Assistente Social Márcia Súbtil, a Psicopedagoga Elisabete B. da Silva e a Psicóloga Carina Dellazen.
Dentro da Secretaria Municipal de Educação, a atuação da Equipe Multidisciplinar era um grande objetivo e hoje possui demandas essenciais para o bom desenvolvimento da educação no município. O serviço prestado pelas profissionais é voltado para atender as questões sociais as quais os alunos estão envolvidos, pois a aprendizagem engloba muito além do que somente o ambiente escolar.
A trajetória dos estudantes, para que ocorra de forma saudável, deve ser harmônica com outros âmbitos sociais. O grupo familiar deve oferecer uma base forte e saudável para que, consequentemente, esse fator contribua positivamente no desenvolvimento do aprendizado do aluno e na sua inserção na sociedade. Dessa forma, a Equipe Multidisciplinar atua fazendo contato com alunos e suas famílias, acionando políticas públicas e a rede de proteção do município, realizando o atendimento e o acompanhamento sistemático para assegurar os direitos de acesso à uma educação inclusiva e de qualidade, de forma individual para a realidade de cada um.
A Equipe Multidisciplinar representa um dos importantes pilares dentro dos objetivos educacionais, e as iniciativas propostas tem a intenção de tornar o mundo um lugar melhor através do poder da educação. Nesse sentido, a equipe tem o grande papel de ser o braço forte das equipes gestoras das Escolas Municipais e as famílias, buscando e efetivando formas de melhorar o desempenho escolar dos alunos através do auxílio efetivo da pedagoga como também dos demais profissionais.
A Equipe, além disso, tem o papel de oportunizar a aprendizagem efetiva dos alunos, dinamizar as metodologias através de projetos que estão desenvolvidos nas escolas da Rede Municipal. O grande objetivo da gestão da Secretaria Municipal de Educação é melhorar os índices externos de avaliação, investindo e valorizando a educação em prol de um município forte e desenvolvido.
Texto e fotos: Eugênia Trevisan Piovesan dos Santos
Anterior PPA Prazo para sugestões segue até 20 de maio

Endereço: Avenida Hermogêno Cursino dos Santos, 342

Menino Deus, CEP: 99440-000 Salto do Jacuí – RS

Expediente:

De segunda a sexta-feira

Manhâ: Das 08h às 11h30

Tarde: Das 13h30 às 17h

© 2023 Prefeitura Municipal Salto do Jacuí. Desenvolvido por Projetos & Assessoria - Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo